Total de visualizações de página

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Mais um verão e a ferrugem tática.

Olá amigos!

Nestas férias comemorei mais um ano de vida e pude repartir este momento com meu irmão gêmeo. Já faziam 15 anos que não passávamos um aniversário juntos.

Com a idade passando o enxadrista vai adquirindo uma visão mais estratégica e menos tática, por isto deve sempre manter o treinamento de exercícios táticos (eu recomendo no mínimo 3 horas por semana, mas 5 horas seria um bom número). O cérebro vai ficando, mais preguiçoso para o cálculo e por isto deve ser estimulado.
Existe dois bons programas para treinar tática.

Um é o Chéssimo (antigo PCT - Personal Chess Trainer) criado pelo Grande Mestre Gilberto Milos, Brasileiro, que divide os exercícios em módulos que vão ficando mais difíceis conforme vai se avançando os níveis. Interessante que os exercícios são repetidos nos módulos e níveis seguintes para  reforçar a memorização dos padrões táticos (no programa chamam de "patterns"). O programa tem também treinamento de finais e estratégia, além das principais aberturas comentadas lance a lance na última versão.
Mais informações aqui: http://www.chessimo.com/trainer/index.php?lang=pt

A outra forma de exercitar tática é através do site http://chesstempo.com/ que permite vários treinamentos de tática e finais, além de teoria sobre tática. Pode se clicar no site e entrar em treinamentos ou fazer um cadastramento gratuito para ter algumas avaliações como a evolução do jogador e rating do jogador.
Tem um bom material sobre a teoria da tática onde se aprende sobre cada elemento. Ex: garfo, peça cravada ou cravadura, raio-x, etc.

Agora não existe desculpa a não ser a preguiça. Mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário