Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Estratégia para iniciantes.

Uma das armadilhas mais comuns ao considerar estratégias de xadrez iniciante é pensar que você pode ser um jogador muito melhor por apenas memorizando abertura alguns movimentos.


Os jogadores mais experientes são muito familiarizados com cada conjunto de movimentos “assassinos” que você planeja lançar sobre eles e já tem boas estratégias sólidas para combate-las..

Se você focar apenas tentando aprender alguns movimentos de abertura certamente não estiver planejando para o “longo prazo”, com certeza irá perder. Se seu oponente é mais experiente do que você, ele/ela será provavelmente apenas irá explorar seus movimentos de abertura como uma rota para dominar o jogo a médio ou longo prazo. Em geral bons jogadores não ganham a partida no início, pois nesta fase apenas organizam o jogo como gostam para mais tarde derrotar o adversário.

É muito importante, em relação isso, que os jogadores iniciantes compreendam que a primeira pergunta a fazer não deve ser “Como posso aprender estratégias de xadrez rapidamente?”, mas sim “como posso crescer em um jogador de bom nível, competente?” A última pergunta, às vezes, pode levar uma vida para responder, mas encontrar que resposta pode muito bem ser uma das coisas mais gratificantes que você já fez.

É impossível mostrar-lhe o roteiro completo para se tornar um bom jogador em um único artigo. Eu posso, no entanto, esboçar os contornos mais simples de como você pode ocupar o seu tempo para que possa se orgulhar!

Como um novato completo você deve trabalhar no sentido da melhoria constante nas seguintes áreas:

* Trabalhar em sua compreensão das regras do xadrez básico: isso pode parecer tão óbvio que beira a fronteira do ridículo, mas é um fato que a maioria dos iniciantes tem uma compreensão incompleta ou inadequada das regras do jogo.

* Melhorar suas habilidades de táticas: o xadrez é um jogo de estratégia e táticas. Uma das suas principais prioridades, portanto, deve ser melhorar suas habilidades tácticas. Há várias maneiras para fazer isso, mas um dos mais importantes entre elas está a estudar aos pés dos mestres. Uma grande parte da formação de estrategistas militares é estudar grandes batalhas do passado. Fazer algo semelhante com o xadrez em mente pode, ao longo do tempo, transformá-lo em um jogador muito melhor.

* Desenvolver sólidas estratégias para a abertura do jogo: um dos maiores erros que fazem de noviços é contar com os mesmos movimentos cansados na esperança de que eles vão entregar o golpe de nocaute. Substituindo isso com sólido, bem pensado, estratégias vão pagar sob a forma de você configurar para alguns concursos verdadeiramente grandes.

* Trabalhar em seu jogo de final: muitas partidas de xadrez foram perdidas porque o jogador não sabia como terminar bem. Pesquise os finais de grandes jogos para garantir que essa afirmação não pode ser feita sobre você.

Muitas pessoas pensam que adquirir conhecimento estratégico de xadrez para bom iniciante é como aprender a correr. É, na verdade, mais semelhante a dar os primeiros passos em uma maratona. Você deve, portanto, certifique-se de que você sabe ritmo certo para a corrida. Não posso dizer-lhe que é um processo rápido e suave. Posso garantir no entanto que é emocionante e muito gratificante.

Generalidades Sobre a Estratégia de Xadrez (iniciantes)

Há no xadrez, um série de princípios gerais, que são como postulados prévio para a vitória. O principiante e, mesmo jogadores de certa categoria devem seguir, quanto possível, os conceitos clássicos, apontados pelos mestres e pelos textos mais autorizados.

O jogador não deve esquecer, porém, que no xadrez, como na vida, tudo é relativo. Lembre-se de que "Todas as idéias fixas estão erradas, inclusive esta!". Os princípios gerais destinam-se aos casos gerais,não às exceções. Deve haver portanto uma certa elasticidade na aplicação destes conceitos, cada posição, afinal, acha-se regida pela própria lei.

"Todo Lance Deve Corresponder A Uma Idéia, A Planos Definidos."

#  Não deve realizar nenhuma jogada sem objetivos definidos;

# É imprudente o desenvolvimento prematuro da dama;

# Deve rocar-se em todas as aberturas;

# É fundamental o domínio do centro;

# O ganho de tempo é vantagem importante;

# Os peões são verdadeira base de toda a estratégia do xadrez e mesmo da teoria das
aberturas;

# Todo avanço de peão enfraquece a posição, cuidado ao realizá-lo;

# Evite-se os peões dobrados ou atrasados;

# Os peões passados, sempre que possível, devem ser impedidos ocupando com uma peça a casa que está na frente do peão (cavalo é a melhor);

# A superioridade em espaço é decisiva, especialmente nas posições de ataque, pois o adversário tem dificuldade de mobilizar suas forças de defesa devido ao pouco espaço para manobras;

# A maior força nos peões está na sua mobilidade;

Se o adversário tem uma ou mais peças expostas (sem proteção), deve procurar-se uma combinação tática para ganhá-la;

# Não se deve realizar uma troca de peças sem haver uma boa razão;

# Não se deve expor o rei quando as damas ainda estão no tabuleiro;

# O rei deve estar ativo no final, ou seja, deve entrar na batalha;

# O valor das peças não é absoluta (fixo), varia de acordo com a posição;

# Não se deve sacrificar uma peça sem uma razão clara e adequada;

# É de muito valor a ocupação da sétima e oitava fileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário