Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Anand ganha a 4ª partida...agora Anand 2,5 X 1,5 Topalov

Olhem as partidas em um tabuleiro com visor aqui: http://xadrezvaleararangua.blogspot.com/

Vishy Anand - Veselin Topalov - World Championship - Jogo 4

1.d4 Cf6 2.c4 e6 3.Cf3 d5 4.g3 dxc4 5.Bg2 Temos uma Abertura catalã como no jogo 2.

5 ... Bb4+ Aqui Topalov se desviou do jogo 2, onde não teve um bom jogo. Esta é uma linha muito mais rara. Mas isso deve estar familiarizado para todos os que seguiram o Kramnik - Topalov jogo.

6.Bd2 a5 7.Dc2 Bxd2 8.Dxd2 c6 9. a4 Uma opção interessante seria 9. Ce5

9. ... b5 Parece que Topalov está fazendo de tudo neste jogo, assim como as negras. 9. ... b5 abre a diagonal h1-a8 e a sua torre está vulnerável. Eu gosto desta continuação 10.axb5 cxb5 11.Dg5 + =

10.Ca3 Os dois movimentos mais lógicos para as negras aqui é 10. ...Bd7 10. ... Ba6. O que Topalov precisa decidir é o lugar onde ele também quer que o seu cavalo em b8 vai, para a6 ou d7. Parece-me que Topalov não quer uma repetição do jogo 2, onde sua posição era presa com contra-jogo limitado. Em vez de 10.Ca3, em outros jogos para as brancas foi o peão b5 com 10.axb5 cxb5 e forçado b5 e g7 dos peões negros com 11.Dg5. Anand continua a ter um peão a menos e mantém posição negra é mais passiva.

10. ... Bd7 11. Ce5 Agora eu tenho que acreditar que uma das primeiras opções Topalov tem que ser 11 ... Cd5 para bloquear o poder do Bg2 branco de Anand está ameaçando axb5. A posição negra é arriscado, mas este é o estilo de Topalov. Ele quer dinâmica em seus jogos desequilibrados. Ele fica mais confortável com as posições caóticas.

11. ... Cd5 Pela primeira vez no jogo, Topalov parece ser pego desprevenido pela abertura de Anand. Ele está com menos 10 minutos no relógio já.

12. e4 Anand jogou esse movimento quase que imediatamente. Parece que Anand esta muito preparado. As negras tem agora quatro opções principais: 12 ... Cb4, 12. ... Cf6, 12 ... Cb6, ou 12. ... Ce7. Eu pessoalmente prefiro 12. ... Cb4 e eu acho que pode servir ao estilo Topalov também.

12. ... Cb4 13. 0-0 Uma vez mais, Topalov teve tempo para jogar 12. ... Cb4 e Anand respondeu com 13. 0-0 quase de imediato. Esta é uma parte do jogo de xadrez... preparação. Topalov deve se perguntar se Anand está blefando, jogando rápido ou se ele apenas anda em uma preparação em caseira. Kasparov uma vez me disse que era frustrante para ele jogar contra computadores, porque este tipo de jogo mental não iria funcionar em computadores. E eu poderia imaginar que Topalov esteja pensando em sua mente agora se Anand e sua equipe tinham previsto a linha 5 ... Bb4 e tinha algo preparado? Ele poderia estar também dizendo a si mesmo: “Eu só escolhi uma linha rara, e sendo uma surpresa para meu adversário assim como pode o meu adversário sabe que eu iria jogar isso”. Estas são apenas algumas das muitas coisas que poderiam atravessar a mente de um jogador durante um jogo, especialmente um jogo importante no Campeonato do Mundo.

13. ... 0-0 14.Tfd1 Isso é típico da Catalã. Brancas tem um centro forte e vantagem em desenvolvimento. Anand deve estar feliz com a sua posição como a sua preparação de aberturas rendeu outra boa posição.

14. ... Be8 Agora15.d5 deve ser jogado. Anand necessita aproveitar seu centro forte para quebrar a posição das negras. Negras não podem se dar ao luxo de tomar o peão. Eu mudaria a minha dama, fora do caminho, com 15. ... Db6.

Outro dilema na preparação para uma partida do Campeonato do Mundo é que os jogadores e suas equipes têm de passar por milhares de jogos, especialmente os do adversário. Então eles têm de escolher o que ou o que não enfatizar a. Depois que estreita os jogos e opções de abertura para baixo, eles têm que trabalhar na melhoria grave em todas elas. Este é um processo longo e difícil e por vezes a sorte está envolvida. Isso também é porque escolher um “auxiliar” competente e de confiança é tão importante. Um jogo pode ser ganho ou perdido por causa deste processo sozinho.

Quando eu jogava no meu campeonato mundial contra Xie Jun, em 1996, eu decidi abrir com 1.e4, algo que eu basicamente não jogava em minha vida adulta no xadrez. Esta foi uma decisão muito arriscada para um campeonato mundial, mas como diz o ditado: "Sem coragem, sem glória". Mas depois de escolher algo que eu não estava muito familiarizado com, eu tive que trabalhar em um novo conjunto completo de abertura de repertório como o meu adversário poderia ter respondido com tantas opções de abertura diferente. Este é um trabalho árduo e dedicação por uma equipe de pessoas.

A razão para eu trazer estes pontos acima é que é fácil para os fãs em casa para dizer como é que ele fez ou não fez escolher esta ou aquela a abertura ou a linha. É muito fácil ser a estrela das decisões das pessoas, acho que o auxiliar, depois que você sabe o resultado. Também é fácil criticar quando os fãs em casa estão armados com Fritz, Rybka ou outro software. É uma história diferente quando você tem que jogar o jogo e sua carreira está em jogo.

15.d5 Dd6 Outra jogada arriscada. Brancas tem várias opções: 16.dxc6 Dxe5 17.axb5 Dc5 + = Brancas sacrifícam material pesado, mas tem uma compensação com os peões passados ligados e incapacidade negra para desenvolver suas peças, ou a mais segura 16.Cf3 Dc5 + =

16.Cg4 Um bom movimento por Anand. Ele tem a flexibilidade para obter o seu cavalo para e3. Agora eu imagino que Topalov tem que começar Cavalo de b8 para a6 para dar lugar à sua torre a8 começar a se ativar.

16. ... Dc5 movimento interessante, mas uma prática. Topalov optou por demora na obtenção de suas peças na ala da dama desenvolvidas. A razão para isso é porque Topalov não quer que a ameaça de e5 prenda sua posição ainda mais. Agora e3 parece muito agradável para o cavalo de Anand.

17.Ce3 Um blogueiro perguntou por que Anand levou tanto tempo para isto? Fácil! Ele estava comprando-me tempo para terminar de digitar o meu comentário, verificar e moderar os comentários, adicionar um diagrama, etc: kkkkk)
Brincadeiras à parte, este é o momento crítico do jogo. A qualquer momento, quando você sacrifica um peão para a iniciativa, é melhor você ser muito cuidadoso. Anand não quer deixar Topalov voltar ao jogo e por suas peças com manobras para as posições ideais. Em seguida, ele teria que defender-se com um peão a menos, o que não é agradável. Portanto, ele tem de continuar a encontrar maneiras de colocar pressão sobre Topalov.

17. ... C8a6 Topalov finalmente chega a seu cavalo. Jogo 4 fotos podem ser encontradas aqui:
http://photo.chessdom.com/thumbnails.php?album=246

18. dxc6 Topalov tem um número de opções aqui: 18 ... Bxc6, 18 ... Cc7 e 18 ... bxa4. A primeira parece ser a mais segura Bxc6 18 .... 19. axb5 Bxb5 20. Caxc4 Bxc4 21. Tac1 + = Brancas recebem o seu peão de volta com um fim de jogo um pouco melhor.

18. ... bxa4 Claro Topalov não escolhe nada completamente seguro.

19.Caxc4 Bxc6 eu gosto posição Anand após 20.Tac1.

20.Tac1 + = h6 inesperado, mas útil, se mover. Pretas tem agora a opção de começar com sua torre de d8 para o futuro, sem se preocupar com a volta do problema de xeque-mate.

21.Cd6 Da7 um movimento lógico, mas as negras também tem a opção de jogar 21 ou 21 ... Db6 ... Dh5 parar Cg4.

22.Tad8 Cg4 Anand tem um tiro tático aqui. 23.Cxh6 + gxh6 24.Dxh6 f6 25.e5 Bxg2 26. exf6 Txd6 27.Txd6 e brancas devem ser vencedora. Se 25 ... Dg7 em vez de 25 ... f6 depois 26. Dxg7 + Rxg7 27. Bxc6 fxe5 26. exf6 Rxd6 27. Rxd6 com uma melhor final de jogo.

23.Cxh6! gxh6 24.Dxh6 eu não consigo encontrar um movimento melhor que 24 ... f6 aqui, mas que não é grande coisa.

24 ... f6 Anand tem que ter cuidado aqui. Ele tem uma peça a menos. Se ele não consegue encontrar a continuação ideal, ele está, em apuros. Eu acho que 25.e5 é a opção melhor, mas não é um movimento fácil de encontrar. Mas se ele acha isso, ele tem chances excelentes de ganhar este jogo.

25.e5! Anand encontrou o nocaute. A melhor escolha de uma posição ruim parece ser 25 ... Dg7.

25. ... Bxg2 Esta é uma tentativa desesperada por Topalov para complicar as coisas, mas não é a melhor defesa. Isso permite que 26.exf6 de ganhar vantagem para Anand.

26. exf6! A posição é bastante impossível para Topalov. Não consigo encontrar qualquer defesa para as pretas. O melhor seria Txd6 mas é para ganhar as brancas ainda.

26 .... Txd6 27.Txd6 Neste jogo Anand claramente demonstra a capacidade de calcular. Para encontrar 23.Cxh6, seguido pelo movimento e5 a análise não é fácil, especialmente quando a pressão está durante o Campeonato do Mundo.

27. ... Be4 Apesar Anand tem uma vitória nas mãos, ele ainda tem de ser preciso para não permitir que o seu adversário se recupere no jogo. 28.Dg5 + seguido por Txe6 pode selar o acordo.

28.Txe6 mover uma excelente também.

28. ... Cd3 29.Tc2 está quase acabando. As negras estão se esgotando. Qualquer tática barata é possível.

29. ... Dh7 30.f7+ Dxf7 31.Txe4 Df5 agora 32. Te7 levará a mate logo.

32.Te7 Agora espero o abandono em breve. Topalov abandonou aqui.

1-0 Agora Anand tem seu primeiro protagonista neste Campeonato do Mundo. A pontuação é 2,5-1,5 após quatro jogos. Um jogo brilhante de Anand!

Nenhum comentário:

Postar um comentário