Total de visualizações de página

sábado, 1 de maio de 2010

5ª Partida terminou empatada.

Agora Anand 3 x 2 Topalov.

Anand novamente segura Topalov que parece não conseguir inovar e vencer Anand. Na próxima Anand joga de brancas e ele derrotou topalov nas duas últimas partidas jogando de brancas.

Partida novamente traduzida e comentado do blog da Susan Polgar  http://susanpolgar.blogspot.com/

Topalov - Anand

Campeonato do Mundo (Jogo 5)

1.d4 d5 2. c4 c6 3.Cf3 Cf6 4.Cc3 dxc4 5.a4 Bf5 6. Ce5 e6 7.f3 c5 8.e4 Bg6 9.Be3 cxd4 10. Dxd4 Dxd4 11.Bxd4 Cfd7 12.Cxd7 Cxd7 13.Bxc4 a6 Os primeiros 13 movimentos foram foram jogados em um total 3-4 minutos por ambos os jogadores!

14.Tc1 Nós ainda temos uma repetição do jogo 3. Nenhum jogador ainda se desviou. Eu tenho que acreditar que Topalov e sua equipe têm alguma carta na manga para este jogo. Topalov disse que sentiu que tinha uma boa posição no jogo 3, mas ele não continuou corretamente. Anand está tomando tempo aqui. No jogo 3, ele jogou 14 ... Tg8.

14. ... Tg8 mesmo que no jogo 3. Ainda nenhum desvio.

15.h4 h5 Aqui está o primeiro desvio. Anand jogou 15. h6 no jogo 3. Anand jogou por um empate, mas ele enfrentou uma situação difícil . Por isso, sua equipe veio com o que percebem como uma melhoria. Isto é como um jogo mental. Ambos os lados estão adivinhar quando o outro lado vai fazer uma novidade ou melhoria. A parte difícil de prever é quando a novidade virá antes ou depois do movimento que se pretende desviar. Neste jogo, nós ainda não sabemos como Topalov planejava melhorar. O que sabemos é Anand fez isso primeiro.

16.Ce2 Este é um passo lógico. A ameaça é Cf4 e atacar o bispo.

16. ... Bd6 Isso é para evitar Cf4.

17.Be3 A idéia desse movimento é jogar Bf4. Mais uma vez, tal como no jogo 3, Topalov tem uma pequena vantagem que ele espera construir. As negras enfrentam o mesmo problema com inatividade da Torre de g8 e o bispo de g6. Temos uma situação no salão de jogos. O edifício inteiro perdeu a electricidade e ficou escuro. Agora os jogadores têm de jogar às cegas o resto do caminho:) Brincadeirinha, mas não a parte sobre o edifício que vai escuro.

17. ... Ce5 A eletricidade agora está de volta depois de uma queda de energia de curta duração. Um agradecimento especial aos nossos amigos na sala dos jogos para compartilhar conosco as informações sobre o blecaute.

18.Cf4 se Cxc4 18. ... 19.Txc4 Bxf4 20.Bxf4 então brancas tem um final de jogo bom, mesmo que os bispos sejam de cor oposta. Se Tc8 18. ... 19.Bb3 Txc1+ 20.Bxc1 Te7 21.Re2 e brancas também tem uma vantagem para o fim do jogo. 18. ... Te7 é outra opção. No entanto, eu não tenho certeza se a partida pode conduzir a um ponto completo de Topalov. Anand deve ser capaz de segurar. A decisão-chave para Anand aqui é que tipo de final de jogo que ele quer? Qual deles terá o menor perigo e mais fácil tempo para segurar.

18. ... Tc8 Atualização de Sofia: conversando com jornalistas na sala de jogos, eles dizem sobre a unidade eléctrica de emergência ao lado do salão de jogos. Eles confirmaram que a eletricidade pode ser interrompida novamente, pois há problemas de carácter geral em toda a área. No caso actual, o jogo foi interrompido apenas por alguns minutos e os organizadores reagiram rapidamente para ligar a luz de emergência. Os organizadores trouxeram apenas no salão de jogos gerador adicional para suportar eventual caso de falta de energia.

Você também pode encontrar a galeria de fotos WC por nossos amigos na sala de jogos aqui: http://photo.chessdom.com/thumbnails.php?album=247

19.Bb3 Txc1 20.Bxc1 Te7 Assim como eu analisei acima. Brancas tem uma pequena vantagem neste fim de jogo e Anand considera que esta é a linha menos difícil de segurar.

21.Re2 Tc8 Brancas, basicamente, tem uma posição agradável. Negras ainda tem um problema com o seu Bispo g6.

22.Bd2 A idéia é colocar o Bispo de c3. Apesar da torre negra ocupar a coluna c, não há ponto de penetração. 22. ... f6 é a melhor opção aqui, mas não é um movimento fácil de identificá-lo imediatamente. 22. ... f6 23. Cxe6 Bf7 24.Cd4 Bxb3 25.Tc2 Cxb3 do preto é fino. Se 23.Bxe6 Tc2 24.b3 Cc6 25.Cxg6+ Rxe6 26.Rd3 Tb2 27.Rc3 e a posição Ta2 é igual também.

22. ... f6 Com este movimento, Anand tem resolvido o seu mau bispo de g6 e ele não deve ter problemas mantendo esta posição. Se 23.Cxg6 + Cxg6 24.g4 Cf4+ 25.Bxf4 Bxf4 26.gxh5 Tc5 ou Tc1 = Por isso, Anand é o campeão mundial. Ele é tão universal e inventivo. Ele pode atacar, defender, jogar posicionalmente, jogar bem final de jogo, etc 22 ... f6 não é um movimento que a maioria dos jogadores xadrez iria encontrar. Isso requer uma compreensão profunda da situação e forte capacidade de calcular.

Se você gosta de uma luta de posição, isto é o jogo para ele. É um bom sinal quando Anand encontrar novos recursos e Topalov leva o seu tempo para tentar capitalizar sobre o que percebe como uma pequena vantagem posicional. Isso significa que os jogadores estão se estabelecendo, o que será um jogo emocionante.

23.Cxg6 Cxg6 24.g3 pretas não podem assumir por causa do g3 Tg1. O Cavalo joga em e5 assim espero Anand para obter o seu cavalo para trás lá. Portanto, temos par de bispos X Bispo e cavalo no final. Esta é a melhor opção para Topalov após 22 ... f6.

24. ...Ce5 Trocas com o Tc1 pode ser uma boa idéia aqui porque vai eliminar a ameaça de Cc4. Brancas não querem trocar o seu Be2 pelo Cavaleiro Negro. Então ele tem que viver com o g3, e problema no peão h4.

25. f4 também uma boa jogada. Isso vai bloquear o bispo preto de assediar os peões g3 e h4. Isto também dará a Topalov uma chance de manter a sua torre no tabuleiro. No entanto, eu ainda não vejo qualquer possibilidade séria de Topalov sem um erro de Anand. Ele tem 25. ... Cc6 que ameaça Cd4. Anand não vai querer seu cavalo na ala do rei com Cg4. Ele permaneceria fora de jogo lá.

25. ... Cc6 Esta posição é completamente uniforme.

26.Bc3 defender a casa d4. Negras podem negociar com os Bispos Bb4 e as brancas não tem chance de ganhar.

26. ... Bb4 27.Bxb4 Cxb4 não vejo chances reais para alguns dos lados para ganhar. Mas a parte interessante é que desde que Topalov tem uma auto-regra imposta Sofia, os fãs estão recebendo uma boa lição de fianl. Esta será uma longa, a menos que os jogadores conseguem encontrar outra repetição 3 vezes. 28.Td1 ou 28.Re3 são ambos muito bom aqui. A única coisa que um jogo longo tem de ruim são esses comentaristas pagos. Eles têm que trabalhar horas extras sem remuneração extra.

28.Td1 Como esperado, colocando a torre na coluna aberta. Um comentário: fãs de casa, acho que esse é um jogo fácil, mas eu tenho notícias para você. Se o Mestre joga contra um amador nessa posição, o Mestre vai jogar para vencer com qualquer cor. É sempre mais fácil quando você não está na frente do pelotão de fuzilamento. Lembro-me de jogar com um especialista de finais como GM sueco Ulf Andersson quando eu era mais jovem e menos experiência. Ele não me deixou fora do jogo. Ele tentou moer-me por horas no final. Eu consegui um empate, mas foi uma verdadeira lição de aprendizado e experiência:) eu iria ter um jogo aqui com qualquer cor, se eu estou jogando contra um 1900-2000-2100-2200 ou talvez mesmo um 2300? Não:

28. ... Cc6 29.Td2 Mantendo a segunda linha em caso de seguro Ca5 e Topalov vai a recuar seu Bispo  para a2. Isto é como as lutas de boxe peso pesado nas rodadas finais. Eles apenas se mover em torno do anel, sem muita ação enquanto aguarda o adversário cochilar e cometer um erro horrível.

Por falar nisso, quais são os outros comentaristas tem a dizer? E sintam-se livres para deixar os entusiastas do xadrez em outros sítios saber sobre o meu comentário. Eles são bem-vindos para se juntarem a nós e partilhar os seus pensamentos. Quanto mais, melhor. É uma grande festa gratuitamente aqui. Desculpe, mas eu tenho que mantê-los acordado para este final de jogo muito emocionante.

29. ... g5 Houston OK, temos a ação! Anand está sendo acordado a pontapés. Brancas tem que fazer algo. Ele pode tomar o peão ou simplesmente mover o rei para f2. Ainda é completamente igual.

Estão aqui os 30 países a seguir esse comentário ao vivo neste momento:

Estados Unidos, Índia, Alemanha França Canadá Reino Unido Suíça Holanda Hungria, Portugal, Austrália, Bulgária, Grécia, Suécia, Romênia, Finlândia, Filipinas, Brasil, Colômbia
Indonésia, México, Rússia, Bélgica, Itália, Arábia Saudita, Espanha, Peru, Malásia, Uruguai e China, etc.

30.Tf2 g4 31.Tc2 Agora eu não acho que gostaria que Anand trocasse as torres por causa de sua problemática g4, h5 peões. 31. ...Td8 parece muito lógico aqui.

Ontem à noite, os nossos amigos da chessdom Bulgária anunciou que estão planejando a oferta para a Olimpíada 2014. Eu sei que, desde a Olimpíada de Dresden, em 2008, da bonita cidade norueguesa de Tromsø já manifestou seu interesse em sediar Olimpíada de 2014.

Visitei no ano passado durante o “Tromsø Xadrez Arctic Challenge” e eu tenho que dizer que fiquei muito impressionado. Eu não tenho os detalhes da oferta búlgara ainda, mas eu apenas recebi a notícia da quebra da Noruega. Vou publicar a entrevista por Jonathan Tisdall com Grandmaster Morten Sand, ex-vice-presidente da FIDE e assessor jurídico da FIDE. Esta entrevista foi feita em nome da Federação norueguesa de xadrez. Você vai vê-lo primeiro aqui em breve!

31. ... Td8 32.Re3 Td6 A posição ainda é igual, mas Topalov fez algum progresso. Eu acho que as brancas estão um pouco melhor aqui por causa do g4 Anand, h5 peões. 33.Tc5 com bom aqui.

33.Tc5 Cb4 Isso está ficando interessante, com 34.Bc4 Cc2+ 35.Re2 Cd4+ 36.Rf2 Tc6 37. Txc6 Cxc6 = / + =

34.Tc7+ Anand deve jogar 34. ...Rd8 34 ... ou 34. ... RD7 Topalov daria uma vantagem.

34. ... Rd8 35.Tc3 Te7 Agora Topalov pode optar por desenhar com Tc7+ então Tc3 novamente, mas eu duvido que ele faça isso. Se Topalov quer se tornar uma questão, ele pode tentar 36. e5.

36.e5! Oba ele tentou fazê-lo! Ele é esforçado, em vez de se contentar com um empate simples. Negras devem recuar sua torre e não levar porque isso daria mais chances de Topalov.

36. ... Td7 37.exf6+ Rxf6 38.Re2 A posição ainda é igual, mas Topalov está a tentar o seu melhor para criar chances concretas para si mesmo. Eu ainda não vejo Anand perdendo este jogo.

38. ... Cc6 39.Re1 Cd4 40.Bd1 Anand pode apenas estacionar o seu cavalo em f5 a qualquer momento e sem chance para as brancas ganharem.

40. ... a5 admiro Topalov pela vontade de lutar e tentar vencer aqui, mas eu não vejo ele bem sucedido. Por outro lado, ele precisa ter cuidado para não pressionar e perder. 41.Tc5 Td5 42. Txd5 exd5 43.Rf2 =

Nós quebramos a marca de 60 mil blogueiros seguindo este comentário ao vivo. Aqui estão os números nos primeiros 4 jogos: Jogo 1 31.236 comentários ao vivo, Jogo 2 42.198 comentaristas; Jogo 3 44.512 comentaristas; jogo 4 51.939 comentários ao vivo. A maior deste blog era de cerca de 130 mil após o jogo do último match Kramnik - Topalov jogo do mundial.

Não é novidade que Topalov goste de empurrar coisas para a borda. É o seu estilo e esse estilo trouxe para o # 1 no mundo, assim como ao título mundial. Quem sou eu ou quem é alguém para criticá-lo? Ele empurra muito e às vezes pode sofrer as consequências? Sim. Será que ele vai mudar? Não.

41.Tc5 Cf5 42.Tc3 Talvez outra oportunidade para a repetição?

42. ... Cd4 Parece que Anand está OK com um empate aqui.

43.Tc5 e Topalov agora também está OK com um empate por repetição.

43. ... Cf5 44.Tc3 Empate.

Topalov não foi além de um empate com as brancas duas vezes seguidas, por enquanto ele for incapaz de deter as negras. O Jogo 6 será crítico para a Topalov. Ele não pode dar ao luxo de perder mais uma..

Obrigado a todos para seguir o jogo. Vejo você amanhã, à mesma hora, mesmo lugar, e ainda mais divertido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário