Total de visualizações de página

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Aberturas Fechadas...continuando

Retirado do site http://www.chatur-anga.com/aperturasdeajedrez/htm/aperturasabiertas.htm

Aberturas Fechadas (1.d4 d5)

Aberturas classificadas como aberturas fechadas começam com 1.d4 d5.
O movimento 1.d4 oferece os mesmos benefícios para o desenvolvimento e controle do centro que 1.e4, mas, ao contrário das aberturas de peão rei, onde o peão e4 não é defendido, após o primeiro movimento, o peão d4 é protegido pela dama.
Esta pequena diferença tem um efeito enorme sobre a abertura. Por exemplo, enquanto o Gambito do rei, hoje é raramente usado no mais alto nível, o Gambito da dama continua a ser uma arma popular em todos os níveis do jogo. Além disso, em comparação com as aberturas do Peão do rei (e4), as transposições entre variantes é mais comum e crítico em jogos fechados.

A Abertura Veresov, Sistema Colle, Ataque Stonewall e Gambito Blackmar-Diemer são classificados como peão dama, porque o branco joga d4 mas não c4.
O Ataque Richter-Veresov raramente aparece em jogos de alto nível.
O Sistema Colle e Sistema Stonewall (muro de pedra) são mais sistemas, que variantes específicas. As Brancas estão tentando desenvolver uma formação particular, sem grande preocupação com a forma com a defesa escolhida pelas negras. Ambos os sistemas são populares entre os jogadores do clube, porque eles são fáceis de aprender, mas raramente utilizado pelos profissionais, pois um adversário bem preparado com as negras pode combinar com demasiada facilidade.
O Gambito Blackmar-Diemer é uma tentativa de abrir as linhas suaves e começar a atacar as oportunidades. Muitos profissionais consideram que é demasiado arriscado para os jogos sérios, mas é popular com os fãs e jogos rápidos.

As aberturas mais importantes fechadas são da família do Gambito da Dama (as brancas jogam 2.c4). Para alguns o Gambito da Dama é por vezes chamado falso gambito, desde que as brancas sempre podem recuperar o peão oferecido. No Gambito da dama aceito, as negras jogam ... dxc4, deixando o centro para desenvolvimento livre e oportunidades para tentar deixar as brancas com peão da dama isolado ... c5 e ... cxd5. As brancas tem peças ativas com possibilidades de ataque. O negro tem duas maneiras populares para recusar o peão, o Defesa Eslava (2 ... c6) e a Defesa Ortodoxa (2...e6). Ambos os movimentos levam a uma imensa floresta de variantes que exigem um grande estudo de aberturas. Dentre as muitas possibilidades no Peão dama isolado (PDI) são os Defesa Ortodoxa, Lasker Defesa, Variante Cambridge Springs, Variante Tartakower e Defesa Tarrasch e Semi-Tarrasch.
Outras réplicas das negras não são comuns, a Defesa Chigorin (2 ... Nc6) É jogável, mas rara e a Defesa Simétrica (2 ... c5) É a oportunidade mais direta da teoria Gambito da dama -- Você pode combinar o preto simplesmente copiando os movimentos do alvo? Muitos teóricos acreditam que não é, consequentemente, a Defesa Simétrica não é popular.
A Defesa Báltica (2 ... Bf5) assume a solução mais direta para resolver o problema do bispo da dama negro (bispo de casas negras), a desenvolver no segundo movimento. Embora tenha a confiança de muitos jogadores de elite, não foi refutada e alguns grandes mestres tem jogado ele.
O Contragambito Albin (2 ... e5) é arriscado e geralmente considerado demasiado difícil em torneio de alto nível. Da mesma forma, o Defesa Marshall (2 ... Nf6) É muito rara em jogos de grandes mestres, como os teóricos consideram definitivamente inferior para as negras.

1.d4 d5 Abertura fechada
1.d4 d5 2.Nc3 Cf6 3.Bg5 Abertura Veresov
1.d4 d5 2.c4 Gambito da dama
1.d4 d5 2.c4 dxc4 Gambito da dama aceito
1.d4 d5 2.c4 c5 Defesa simétrica
1.d4 d5 2.c4 c6 Defesa Eslava
1.d4 d5 2.c4 Cc6 Defesa Chigorin
1.d4 d5 2.c4 e5 Contragambito Albin
1.d4 d5 2.c4 e6 Defesa Ortodoxa
1.d4 d5 2.c4 Bf5 Defesa Báltica
1.d4 d5 2.c4 Cf6 Defesa Marshal
1.d4 d5 2.e3 Ataque Stonewall
1.d4 d5 2.e4 Gambito Blackmar
1.d4 d5 2.Cf3 Cf6 3.e3 Sistema Colle

Nenhum comentário:

Postar um comentário