Total de visualizações de página

domingo, 15 de novembro de 2009

Onde o xadrez mudou os nomes...

A origem do xadrez é controversa e existem algums teorias como: antigo egito, India (Chaturanga), Pérsia (hoje Irã), China, etc. Talvez algum dia confirmem alguma destas teorias.
Mas ao passar para o ocidente houve uma mudança de nomes de peças e uma destas teoria diz que os cavaleiros templários trouxeram este jogo (Cavaleiros Templários defendiam peregrinos na Terra Santa , no período das cruzadas) para a europa e a igreja mudou alguns nomes para tornar masi cristão o jogo.

Templários e o Xadrez

Uma curiosidade bacana a respeito da segunda cruzada foi que, durante este período, as regras do que se conhecia como Shatranj acabaram sofrendo algumas modificações, derivando o que hoje conhecemos como as regras modernas do Xadrez. Como este era um jogo Persa, até esta época, as Torres eram conhecidas como “Elefantes”, não haviam Bispos, as peças que se movimentavam na diagonal eram conhecidas como “Navios de Guerra”; também não existia Rainha; a peça era conhecida como “Vizir” e os peões, quando chegavam até o lado oposto do tabuleiro, tornavam-se “conselheiros”, com capacidade de se movimentar uma casa na horizontal, vertical ou diagonal. Como os Templários adoraram este jogo e acabaram levando-o para a Europa, os termos acabaram sendo modificados para um gosto mais Europeu, dando origem aos nomes das peças tal quais as conhecemos hoje. Os Bispos foram a contribuição do Vaticano ao jogo, por acharem que os clérigos deveriam ter um papel de destaque no xadrez…
Em espanhol os bispos são conhecidos como "alfil"...a origem do bispo teria sido também de arqueiros, por isto seu longo alcance assim como as suas flechas.

Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário