Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Partida 10...mais um empate...

O fim se aproxima...mas para quem?

Veselin Topalov - Vishy Anand

World Championship - Jogo 10

Olá a todos! Estamos prestes a começar! Este será um jogo muito importante. Quem ganhar este jogo, obviamente, têm uma grande vantagem com apenas dois jogos para encerrar o match. Não há quase nenhum espaço para o erro.

1.d4 Cf6 2.c4 g6 3.Cc3 d5 4.cxd5 Cxd5 Anand está escolhendo o Gruenfeld novamente. Ele não queria voltar para a Defesa eslava.

5.e4 Cxc3 6.bxc3 Bg7 7.Bc4 c5 8.Ce2 Cc6 9.BE3 O-O 10.O-O b6 Topalov pela 1 ª vez neste jogo passou alguns minutos em seu movimento 11. Negras basicamente oferecem um peão: 11.dxc5 bxc5 12.Dxd8 Txd8 13.Bxc5. O problema é que o peão branco de c3 é muito fraco. Depois das negras perderem o peão ambos os lados têm uma estrutura simétrica e é quase impossível ganhar com isso. Anand não se importaria com desenho preto neste jogo. É por isso que Topalov não toma para manter uma posição de desequilíbrio, ele não quer perder um de seus dois jogos restantes ainda mais com as brancas.

11.Dd2 Bb7 Muitos de vocês perguntaram sobre o fator de aptidão física em um jogo do Campeonato do Mundo. De minha própria experiência pessoal, creio que é muito importante. Esta foi uma grande parte da minha rotina de treinos antes da minha partida do Campeonato do Mundo em 1996, que incluiu a correr e bater a ginástica diária. Eu também tinha atenção a que tipo de comida que eu comi (ainda faço). Meu treinamento físico iniciado seis meses antes do meu match. Eu comecei a minha rotina de treinamento mais de um ano antes de fazer o minha volta a Olimpíada de 2004 em Calvia, após quase nove anos da aposentadoria.

Anos atrás, este não era um problema muito grande. Mas se você olhar para os jogadores mais jovens, hoje, muitos se concentrar em ajustar-se. Eu não sei os detalhes de Anand e Topalov e a rotina de treinamento físico. Mas pelo que eu li, disseram que estão conscientes sobre essa questão. Topalov é também muito mais forte no final de muitos grandes eventos. Isso significa que ele está apto.

12.Tac1 Tc8 Sem surpresas até agora. Estamos ainda na abertura do livro. Brancas tem uma série de movimentos lógica aqui: 13.Tfd1 13.f3, mesmo 13. h4 foi jogado.

13.Tfd1 Topalov tem cerca de 15 minutos a menos no relógio. Não é que ele não saiba dessa abertura. A razão para a tomada de tempo é que ele está decidindo sobre a forma de continuar e que tipo de posição lhe daria a melhor oportunidade para vencer. Este é um processo de pensamento muito importante na mente de grandes mestres. Neste nível, você não espera ganhar pelo seu adversário peças penduradas ou fazer asneiras monumentais. Você tem que ganhar no jogo jogado e com a estratégia de ataque exata. Em cima disso, o estilo de cada adversário é diferente. Por isso, o jogador deve fazer uma decisão lógica, baseada em uma série de variáveis. É muito mais do que apenas fazendo movimentos.

13. ... cxd4 14.cxd4 Dd6 Outras opções, tais como 14. ... Ca5 ou 14. ... e6 também são jogáveis. O movimento que Anand escolheu é bastante versátil. Se houver perigo no centro, a dama pode se mover de volta para b8 e então talvez a8 atrás do Bispo para atingir o diagonal h1-a8. A dama também pode ir para b4 apontando para uma troca de damas.

15.d5 Com este movimento, podemos da idéia de mover a dama que eu mencionei acima. O h1-a8 diagonal está solidificado e o cavalo é expulso de c6. Se 15. ... Ce5 então com 16.Bb3. Se 15 ... Ca5 então com 16.Bb5. Veja, 15.e5 também é jogável, e talvez um pouco mais forte. Mesmo 15.h4 é jogável.

15. ... Ca5 Agora, ambos 16.Bb5 e 16.Bd3 estão OK. Parece que ambos os jogadores estão sentindo a pressão. Eles estão tomando seu tempo. É a coisa certa a fazer, uma derrota por qualquer jogador aqui pode significar a partida.

16.Bb5 Anand seguramente pode trocar torres aqui.

16. ... Txc1 17.Txc1 Agora Anand tem algumas opções: Ele pode tentar negociar um outro par de Torres, com 17. ... Tc8 ou ele pode tentar 17 ... f5. Espero que Anand jogue o mais seguro possível através de negociação das torres sabendo que ele não terá um problema de desenho do final com as negras. Ambas as derrotas de Anand vieram com as negras. É por isso que Anand não vai quer arriscar neste jogo. Para Anand nãos seria ruim mesmo um empate, vai para o final de 2 jogos com um jogo de cada cor.

Se examinarmos mente Anand ainda mais, aqui estão algumas coisas a considerar. O resultado está empatado. Após a realização deste jogo, Anand vai tentar empurrar (mas não de forma imprudente) para ganhar o jogo 11. Se ele vencer ou empatar, ele voltará a jogar pelo seguro super jogo 12. Qual seria o pior cenário para ele? O playoff rápida. Anand é excelente no controle de tempo mais rápido e isso lhe dará confiança extra. É por isso que não vejo Anand tendo muitas chances de forçar nesta partida.

É claro que eu não sei isso com certeza. Mas esta é minha opinião baseada no conhecimento destes dois jogadores bem por um tempo muito longo. A estratégia em um jogo é muito diferente do que em um torneio. Uma vez eu perguntei Kramnik que ele prefere, partidas ou torneio de Campeonato do Mundo? Ele respondeu imediatamente partidas porque ele só precisa vencer mais um jogo do seu adversário para vencer.

17 ... Tc8 18.h3, não vejo nada de profundo sobre esse movimento. As torres serão trocadas de qualquer maneira. As peças brancas já estão nas bem colocadas. Portanto, este é um movimento de espera, eliminando qualquer potencial futuro de problema.

18. ... Txc1 19.Dxc1 Como esperado, Anand é mais feliz com a troca de tores. 19. Cxc1 é jogável, mas não tão bom. Topalov quer sua dama para ocupar a coluna c.

19. ... e6 O plano de Anand neste jogo é muito simples. Trocar tudo (ou quase) para chegar a um "final morto". Isto é importante por 2 motivos: a) Ele desperdiça um dos jogos de Topalov de brancas b) Depois de um jogo mental de drenagem de ontem, seria bom ter um jogo sem esforço fácil hoje e um dia de folga amanhã para reabastecer-se para o jogo 11, onde ele vai de brancas.

20.Cf4 Se 20. ... exd5 21.Cxd5 Bxd5 22.Dd2 Be5 23.exd5 Cb7

20 ... exd5 Mais uma fora do tabuleiro. Agora, a melhor escolha para retomar é com o cavalo, não com o peão. A tensão está começando para os jogadores. Ambos estão jogando "com segurança".

21.Cxd5 Negras pode tentar 21. ... f5 22.Bf4 Be5 23.Bxe5 Dxe5 24.Dg5 =

21 ... f5 É difícil imaginar qualquer jogador perder este jogo. Ambos com 22.Bf4 e 22. f3 são reproduzíveis, embora eu ache 22.Bf4 um pouco melhor.

22.f3 vejo que Topalov escolheu a segunda opção.

22. ... fxe4 23.fxe4 De5 24.Bd3 Cc6 Eu não acho que este é o movimento mais preciso. Isso permite que 25.Ba6 e dá uma pequena vantagem Branco.

25.Ba6 Topalov aproveitou imediatamente.

25. ... Cd4 Isto permite 26.Dc4 branco, onde irá receber pequenas iniciativas.

26.Dc4 Bxd5 27.Dxd5+ Dxd5 28.exd5 Brancas agora tem um par de bispos e um peão passado. + = Eu não acho que brancas tem o suficiente para vencer, mas ele pode drenar mais energia do seu oponente. Negras tem que manter o foco para segurar.

28. ... Be5 Brancas podem começar a libertar o seu rei imediatamente. Uma boa regra para todos, coloque o seu rei para fora o mais rápido possível no final de jogo, enquanto você deve manter o seu rei seguro na abertura e meio jogo.

29.Rf2 Rf7 Brancas para colocar o seu Bispo e3 fora do caminho para o seu rei se mudar para lá. Ele pode jogar 28.Bg5, 28.Bd2 ou 28.Bc1.

30.Bg5 Cf5 31.g4 Negras irão colocar os seus cavalos em d6 para construir uma fortaleza para impedir o rei branco de vir para a frente.

31. ... Cd6 32.Rf3 Brancas praticamente não tem chances de perder, enquanto as negras tem que se defender com cuidado. Negras não é perdem, mas vão ter que gastar mais energia manter esta posição. É difícil jogar contra um adversário, sabendo que não haverá qualquer jogo curto, mesmo em "igualdade de posição". Nos últimos campeonatos do mundo, sempre houve pequena chama como parte da estratégia dos jogadores para conservar energia. Não com Topalov. Estou descobrindo que este será um dos maiores (se não o mais longo) Campeonato do Mundo em movimentos de média por jogo. Como gostar dele ou odiá-lo? Topalov mudou a forma como se prepara e se aproxima de um jogo desta magnitude.

32 ... Ce8 Agora 33.Re4 deve ser automática em um final de jogo típico com o rei tendo que ir em frente. No entanto, neste caso, acho que para Anand é complicado. Existem linhas onde uma vez o Rei está em e4, ele pode mover seu Bispo e acabar com a ameaça de Cf6+ forçando a troca de cavalo versus bispo de casa branca. Isto levará a um final de Bispo de cor oposto e, basicamente, leva a um empate automático.

33.Bc1 Topalov é inteligente para mover seu Bispo longe para manter o par de bispos.

33. ... Cc7 34. Bd6 Bd3 Então, o que Anand está tentando fazer? Embaralhando as suas peças para construir uma fortaleza, onde o rei branco terá um tempo difícil para penetrar o território inimigo. Acredito que terá sucesso se Anand manter esta posição com o nível mínimo de stress.

35.Te4 b5 36.Td4 a6 Não vai ser fácil encontrar um plano para dar as brancas chances concretas de ganhar este jogo.

37. Be2 + =

37 ... Te7 Anand não precisa fazer nada aqui. Se Topalov quer ganhar, tem que forçar a questão. Portanto, Anand pode basicamente jogar Te7, Rf7, Te7, Rd7 e desafiar Topalov a fazer uma jogada.

38.Bg5+ Rd7 39.Bd2 Bg3 40.g5 Bem, Topalov continua a avançar.

40. ... Bf2+ Ambos 41.Re4 ou 41.Re5 estão bem.

41.Re5 Bg3+ 42.Re4 Ce8 Brancas podem tentar 43.Bg4+ Te7 então 44.Bb4+, mas eu ainda não vejo uma maneira de Topalov romper. Anand está se defendendo muito bem até agora.

43.Bg4+ Te7 44.Be6 Cd6+ Isso soa como um disco quebrado, mas eu ainda não vejo uma maneira de branco para fazer um dente.

45.Rf4 Cc4 Se 46.Bb4+ Bd6 47.Bc3 Be5 + = / = Agora, para aqueles que pensam que este é um jogo automático, você daria um empate aqui se você fosse branco? Eu definitivamente não:) Isso não significa que o branco pode ganhar, mas as chances de perder praticamente é quase nenhuma, então brancas não tem nada a perder, especialmente quando o título de Campeão Mundial está na linha. Eu aceitaria um empate, se eu sou negro contra outro GM? Sim. Então, o que significa isso? Isso significa que o branco tem uma posição mais confortável.

46.Bc1 Bd6 O problema com o plano Bg7 então Bxh7 é que o rei negro pode prender o Bispo com Rf8 então Rg7.

47.Re4 Qualquer movimento para as negras está OK. Negras não estão em perigo em tudo. Anand tem cerca de 30 minutos menos que Topalov, mas nenhum dos lados, tem qualquer pressão de tempo.

47. ... a5 48.Bg4 Anand realmente pode forçar a troca de um bispo com 48. ... Ba3 49.Bf4 Bd6 se ele realmente quer.

48. ... Ba3 Cabe Topalov decidir. Trocar bispos ou tomar uma repetição e ter uma noite mais curta. A bola está no seu na frente da goleira.

49.Bxa3 Topalov escolheu brincar e não a repetição.

49. ... Cxa3 50.Re5 Cc4+ 51.Rd4 Rd6 = 52. Be2 Agora Anand tem opções interessantes: a) 52. ... Ce5 53.Bxb5 Cf3+ 54. Re3 Cxg5 = ou b) 52. .... Cd2 53.Re3 Cc4+ 54.Rd4 Cd2 ou c) Ele pode simplesmente voltar para a a3.

52. ... Ca3 53.h4+ Cc2 O jogo está avançando mais na direção de um empate por troca de peões.

54.Rc3 Cb4 55.Bxb5 Cxa2+ Ainda iguais.

56.Rb3 Cb4 57.Be2 Cxd5 58.h5 Cf4 59.hxg6 hxg6 matando a posição.

60.Bc4 ½ a1/2 Pretas e negras não podem parar para um peão, em seguida, a sacrificar seu Bispo para o outro peão. Se as negras defendem o peão com uma Rc5 então Rb6 então brancas apenas estacionam seu rei em a4 e bispo em f7 e e8. Pretas não pode mover seu rei, porque ele vai perder o peão e não pode mover o cavalo, porque ele vai perder o seu peão g.

Galeria de fotos por Chessdom: http://photo.chessdom.com/thumbnails.php?album=253

Nenhum comentário:

Postar um comentário