Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de maio de 2010

Topalov vence a 8ª partida...amanhã descanso.

Agora Anand 4 x 4 Topalov...vai pegar fogo. Partidas comentadas sempre retiradas e traduzidas do blog da Susan Polgar.

Vamos ao jogo 8 qual a previsão? Topalov vai continuar com a 1. d4 ou ele vai tentar um. e4?


O resultado até agora é 4-3, após 7 jogos, para Anand. Há apenas cinco jogos para o fim do match. Topalov terá 3 jogos com brancas e duas com negras. Ele saiu com tudo sacrificando qualidade na abertura com as negras no jogo 7. Portanto, eu não acho que ele vai jogar conservadoramente com as brancas no jogo 8. Este jogo pode ser mais emocionante ainda.

Veselin Topalov - Vishy Anand
Campeonato do Mundo (jogo 8)

1. d4 d5 2.c4 c6 3.Cf3 Cf6 4. Cc3 dxc4 5.a4 Bf5 6.Ce5 e6 7.f3 c5 8.e4 Bg6 9.Be3 cxd4 10. Dxd4 Dxd4 11.Bxd4 Cfd7 12.Cxd7 Cxd7 13.Bxc4 Ambos os lados optaram por repetir a eslava.

13. ... Tc8 novo movimento por Anand. Mais uma vez, Anand é o primeiro a desviar. Tanto Anand e Topalov estão produzindo essas jogadas em velocidade relâmpago.

14.Bb5 Topalov enfrentou uma jogada diferente do jogo anterior, ele respondeu com isso imediatamente.

14 ... a6 15.Bxd7 Rxd7 16.Re2 Então, onde estamos? Brancas tem uma pequena vantagem porque:

a) Desenvolvimento de peças. Todas as peças de Topalov estão desenvolvidas e prontas para a ação.
b) A vantagem do espaço.

O que Anand precisa fazer?
a) Colocar f6 e g6 e trazer Bispo de volta para o outro lado.
b) Colocar suas peças para fora o mais rápido possível.

16. ... f6 17.Thd1 Acho Topalov não parecem preocupar-se de ter este tipo de posição novamente. Anand tem duas opções interessantes: 17. ... Re8 ou trazer o seu rei para o outro lado 17 ... Rc7. Ambos são jogáveis.

17. ... Re8 Anand optou por esta escolha. Anand Se for bem sucedido na obtenção de seus bispos e torre em h8 para fora, este jogo vai terminar em outro empate. Se Topalov quer ganhar, ele deve encontrar uma maneira de manter as peças de Anand fora de jogo. O plano é claro para ambos.

18.a5 A idéia geral das negras para colocar suas peças para fora: Bb4, Te7, Thd8, então Bf7 e e5. Mas é claro que Topalov não vai ficar parado e permitir liberdade das negras para se desenvolver. Esta final de jogo é interessante porque Topalov venceu muitos jogos com menos vantagens do que isso e Anand conseguiu realizar os jogos com posição pior do que isso. Como temos visto nos jogos anteriores eslavos, Anand foi muito paciente na colocação de suas peças para fora, e no tempo se segurou bem.

As negras já tem 20 minutos a menos no relógio. Nossos amigos no Chessdom tem muitas fotos disponíveis aqui: http://photo.chessdom.com/index.php?cat=10025

Você tem outros planos para Anand? Como ele pode colocar todas as suas peças para fora?

18. ... Be7 19.Bb6 Topalov respondeu isso imediatamente. Anand está agora atrás de mais de 25 minutos no relógio. O problema para Anand é se Rf7 Td7 então com uma grande vantagem.

19. ... Tf8 20.Tac1 f5 Desde Anand está tendo uma dificuldade de colocar sua torre para a coluna d, ele está tentando abrir a coluna f. Gostaria de jogar e5 aqui e não ajudar as negras abrir a posição. Se 21. e5 Bg5 22.Be3 + =

21. e5

21. ... Bg5 Topalov deve jogar Be3 e trocar os Bispos. O cavalo branco é muito melhor do que o Bispo de g6 em um final, especialmente quando os peões brancos estão em casas negras.

22.Be3 f4 Anand, obviamente, não poderia permitir esta troca que leva a um final de jogo horrível. Mas agora Topalov tem essa opção: 23.Txc1 24.Cd6+ Rd7 25.Bxc1 + =. Brancas também podem jogar 23.Ce4 em vez de Cb5 com a mesma continuação.

23.Ce4 OK! Topalov encontrou na linha sugerida acima.

23. ... Txc1 24.Cd6 Brancas tem uma boa vantagem aqui. Negras ainda tem muitos problemas para colocar sua torre e os bispo em jogo. Anand tem duas opções: 24. ... Rd7 ou 24 ... Re7. O primeiro é mais forte porque as negras precisam de ter o seu rei para o outro lado para a sala clara no centro de suas peças. Anand tem muito trabalho a fazer para segurar o jogo.

Outro aspecto a ter em conta sobre a importância deste jogo: Após o jogo 4, Topalov estava em um mundo de problemas mentalmente e emocionalmente. Para começar com 2 derrotas com as negras depois de uma alta por ganhar o jogo de abertura. Depois de segurar o primeiro jogo de negras (jogo 6) com facilidade, ele foi com tudo para a vitória com as negras no jogo 7. Portanto, mesmo que Topalov esteja 1 ponto atrás, ele parece estar lentamente a recuperar a dinâmica e o mais importante, sua auto-confiança. É por isso que este jogo é de enorme importância. Se Topalov vencer hoje, toda a dinâmica do jogo mudará dramaticamente. Anand também sabe que Topalov é notório por terminar forte.

Por outro lado, se Anand pode segurar o jogo, Topalov vai sair muito frustrado e a falta de paciência uma vez que haverá apenas quatro jogos restando. Isso pode levá-lo a fazer alguma coisa mais arriscada que pode custar-lhe um outro jogo e o match.

Tal como em qualquer outro esporte, o momento é tão importante. Basta olhar para Fischer em 1972. Depois de um início lento, Fischer nunca olhou para trás após uma grande vitória. Ele acabou vencendo o jogo por uma margem considerável. O mesmo aconteceu comigo no meu jogo contra Xie Jun, em 1996. Após uma grande vitória, eu continuei a ganhar pontuação após a vitória e, finalmente, o meu quarto título mundial.

O xadrez é muito mais do que apenas Fritz e Rybka na análise de casa, principalmente em um campeonato mundial. Mental e emocional tenacidade e vontade são muito importantes.

24. ... Rd7 Anand sabiamente escolheu o caminho certo para trazer o seu rei para o outro lado.

25.Bxc1 Rc6 26.Bd2 Be7 Anand quer trocar este bispo pelo cavalo, mesmo à custa de potencialmente perder o peão f4, para ter um bispo no final de cor oposta. Aqui está uma lição importante para se lembrar: Se voltarmos alguns movimentos antes, depois que o branco jogou 22.Be3, a dinâmica do jogo mudam tanto. a partir da qual é peça irá sair fora do tabuleiro. Se os dois bispos for trocado, o branco teria uma vantagem grande, com um cavalo contra o B de g6 no final do jogo. Por outro lado, se o mesmo Bispo é trocado pelo cavalo branco, o Preto teria uma posição mais fácil de exploração. Tenha isso em mente em seus próprios jogos. Nunca se deve trocar peças aleatoriamente. Deve sempre haver uma avaliação adequada quando ocorrem estas operações.

Existem muitos sites que oferecem comentários ao vivo e análise. Muitos deles são muito sofisticados, com linhas profundas computador. Meu estilo é diferente. Eu prefiro explicar xadrez em termos simples para que todos possam compreender e tirar proveito. Se as pessoas querem análise Rybka, eles podem fazer isso sozinhos em casa sem mim:)

Eu também emprego a mesma filosofia que eu ensino, especialmente em aulas online. Na minha opinião, é muito mais importante compreender a memorização de xadrez que as linhas do Fritz e linhas Rybka.

27.Tc1+ Rd7 Brancas ainda tem uma vantagem decente. Para Anand o plano é simples: Trocar torres e Bispo por cavalo. Aqui está uma possível linha: 28.Bb4 Bxd6 29.Td1 Rc8 30.Txd6 + / -

Perguntaram-me se o bispo cor oposta em finais sempre levar ao empate. A resposta é não. Neste jogo, as torres ainda estão no tabuleiro e as brancas ainda tem chances de ganhar. Eu ganhei um grande número de jogos na minha carreira com os Bispos de cor oposta em finais. Significa apenas que é mais fácil de segurar, mas não empate automático.

28.Bc3 Uma escolha inesperada. Brancas ainda estão muito bem.

28. ... Bxe6 29.Rd1 Negras podem defender o seu peão com Bf5. É por isso que eu prefiro 28. Bb4 que é melhor por causa de um possível descoberto.

29. ... Bf5 30.h4 Brancas não tem pressa para recuperar o bispo de d6. Ele não vai a lugar nenhum. A idéia de h4 é bloquear g5 defender o peão f4. Topalov quer tomar o bispo com o peão, então Be5 atacando o peão f4. A torre negra não pode defender o peão e a coluna c ao mesmo tempo depois das brancas jogarem Tc1 com a ameaça de Tc7.

Ambos os lados não têm nenhum problema com o tempo. Anand tem cerca de 45 minutos para 10 movimentos, enquanto Topalov tem mais de 60 minutos.

Uma linha: depois de 29.Td1 29. ... Rc8 também é jogável. A situação não está perdida para as negras, apenas é difícil de defender e que exige muita paciência e precisão. Anand tem muito tempo no relógio para descobrir as coisas.

Para a compreensão profunda de xadrez, é preciso também ser eficaz na tática de xadrez e finais. É por isso que eu normalmente posto vários enigmas a cada dia no meu blog, com vários níveis de dificuldade. Eu costumo tentar postar importante finais que deve se saber, bem como diversos padrões táticos. Se você continuar a resolução destes puzzles diariamente, ele vai ajudar você a entender e reconhecer uma variedade de padrões de xadrez muito melhor. É por isso que também os atrasos de publicação dos comentários, eu quero dar-lhe tempo para exercitar suas mentes e habilidades de xadrez e não ter a tentação de espreitar as soluções postadas por outros. Eu sei. Eu sou dura, mas é para seu próprio bem:) Sim, e você pode me culpar por sobrecarregar seus cérebros com o material de xadrez neste blog:)

30. ... g6 31.Txd6 Rc8+ Agora Bd2 e o peão f4 acabará por cair.

32.Bd2 Agora é Anand que tem a tarefa de jogar com um peão a menos e bispos de cor oposta.

32. ... Rd8 Agora o branco não deve jogar em d8. Ele quer aguardar as negras tomar, em seguida, tomar de volta com o peão para que ele possa ter um peão passado. Caso contrário, ele praticamente não tem chance de ganhar.

33.Bxf4 Txe6 34.exd6 Rd7 Tenho notícias para você. Este jogo pode ir para mais de 100 movimentos. Posso assegurar-vos que Topalov vai tentar moer isso o tempo todo. Esta é a sua chance de equilibrar o match. Não é uma posição fácil de segurar para as negras, apesar dos bispos de cores opostas.

35.Re3 com a ameaça de Rd4, e5, f6.

35. ... Bc2 Topalov deve continuar com o plano Rd4. Se Topalov quer ganhar este Campeonato do Mundo, ele deve fazer todo o possível para ganhar este jogo. Não é fácil conseguir uma posição melhor do que isso.

36.Rd4 Re8 um movimento sábio para trazer o seu rei para f7. Se o Rei Branco começa a f6, o plano preto defensivo de Anand é ter o Bispo de d5/c6 e o rei em f7/e8.

37.Re5 Rf7 Se Bg5 então Ba4. É possível o empate com o jogo perfeito das negras.

38.Be3 Se 38.Bg5 Ba4 39.b3 então Bd7

38. ... Ba4 39.Rf4 Bb5 40.Bc5 Topalov fez controle de tempo, com mais de 30 minutos de sobra. Não consigo encontrar qualquer linha "para ganhar com as brancas. Tudo o que ele pode fazer é continuar a tentar melhorar a sua posição enquanto as negras tem que ser absolutamente precisa com a sua defesa.

40. ... Rf6 41.Bd4+ Um movimento necessário para tentar empurrar o Rei para trás e não dar espaço ao negro. Eu estou procurando 41. ... e5+ sacrificando um peão para liberar a segunda casa e6 para o rei. Isso pode ajudar a segurar um pouco mais fácil uma vez que eu vejo poucas chances para as brancas de fazer progressos. Em uma blitz ou jogo casual, eu sacrificaria este peão em um segundo. Mas em um Campeonato Mundial, duplos, triplos, quádruplos e verificar várias variantes é necessária:)

41. ... Rf7 um movimento seguro. Você pode culpá-lo? :) Mas agora Anand tem de se concentrar na idéia de Rg5, Rh6, em seguida, marchar com seus peões para cima.

42.Rg5 Dica: outra peça de informação para todos aqueles que usam computadores para acompanhar este jogo. Enquanto Rybka e outros programas de topo são mortais quando se trata de muitas posições no xadrez, eles ainda têm um tempo difícil avaliar posições fechadas e posicionamento, bem como finais com mais de 6 peças no tabuleiro. Eu não tenho nenhuma idéia do que a atual na avaliação por Rybka é, mas eu suponho que é entre 1 e 1,5. A razão para isso é a maioria dos computadores de software e matérias contam como uma parte da avaliação global. É por isso que a compreensão do xadrez em vez de apenas seguir cegamente as recomendações software de xadrez é tão importante o lado humano.

42. ... Bc6 43.Rh6 Rg8 44.h5 Se 44... gxh5 então 45.Rf6 é melhor

44. ... Be8 45.Rg5 Rf7 Anand está defendendo perfeitamente até agora. Se ele continuar, ele vai empatar este jogo. Eu acredito que Topalov entende que não há forçado ganhar. O que ele está tentando descobrir como criar como complicação tanto quanto possível, esperando por uma imprecisão de Anand.

46.Rh6 Rg8 47.Bc5 Topalov está tentando criar posição de “zugzwang” para as negras. É quase, mas ainda não, pois as negras ainda tem gxh5 e Rh8.

47. ... gxh5 48.Rg5 e agora as negras devem jogar Rg7 para proteger a casa f6.

48. ... Rg7 49.Bd4+ Rf7 Alguns progressos, mas ainda não tem planos concretos para as brancas ganhar.

50.Be5 h4 Este peão não pode ser protegido de qualquer maneira. Portanto, com este movimento as negras estão forçando o rei branco à mover-se um pouco para trás por algum espaço para respirar.

51.Rxh4 Isso não é um empate "morto" ainda. Negras ainda tem de defender com precisão por muitos mais movimentos. Agora, negras precisam ter o seu rei mais ativo com Rg6. É perigoso permitir uma espreita ao rei de Topalov.

51. ... Rg6 52.Rg4 Obtenha seu lanche, pipoca, almoço, jantar (conforme o fuso horário que você está) e bebidas fora. Este será o jogo mais longo da partida tão longe.

By the way, um número de pessoas que têm contado Topalov já fora. Não:) Há ainda quatro jogos depois deste jogo e depois a pressão vai aumentar à medida que cada jogo vá passando. Qualquer coisa pode acontecer em 4 jogos, se viu claramente que nos primeiros quatro jogos. Nunca é longo até que é longo e as coisas loucas acontecem quando os jogadores estão sob intensa pressão.

52. ... Bb5 53. Rf4 Topalov pode tentar trazer de volta o seu rei e para cá entre a ala do rei e da dama. Preta não podem usar o seu Bispo para atacar os peões brancos por causa do peão d6. Ambos os lados têm muito tempo por isso não há desculpa a pressão do tempo:)

53. ... Rf7 54.Rg5 Anand gastou muito tempo para a sua última jogada, enquanto Topalov jogou imediatamente. Esta é uma parte do jogo da mente. Topalov não tem que fazer " movimento perfeito" toda vez que uma vez que esta não é uma posição dinâmica. Anand tem que ser preciso nesta posição. Topalov está jogando "muito rápido, seu oponente pode começar a se perguntar se ele fez uma tolice e do outro lado encontrou uma vitória.

54. ... Bv6 55.Rh6 Rg8 56.g4 preto não pode assumir por causa de d7 e f3. Negras tem um problema sério com o plano de g5, Bg7, então g6. Negras devem então assumir g6. Agora brancas podem pegar de volta com o rei e, em seguida Rf6. É difícil defender-se contra isso.

Anand apenas renunciou! Chocante! Eu sei que a situação é ruim, mas qual é a pressa em demitir-se imediatamente? Por que não jogar um pouco mais para ver se Topalov pode encontrar o plano certo. Não há mal nenhum nisso.

1-0

Como eu disse antes, não é um match fácil, mas com a defesa adequada, creio Anand podia conter. Mas isso significa que cada movimento único tem que ser exato. Como eu também disse anteriormente, não confiar em seu computador quando da avaliação se trata de finais a menos que seja igual ou inferior a 6 peças. Eu tenho que ir para trás para ver onde Anand cometeu o erro.

A brilhante exibição de técnicas de finais por Topalov. Agora temos um jogo completamente diferente. Anand já não tem espaço para respirar. Ele não pode fraquejar em direção à linha de chegada, esperando por um playoff rápida.

A única coisa que eu posso comparar isso é como uma luta de boxe peso-pesado. A estratégia é manter-se ir para a rodada de tiros do corpo após a rodada. Então, em rodadas mais tarde, você vai para o nocaute.

Muitas pessoas criticaram Topalov para a escolha da mesma abertura e outra vez. Se você se lembrar de desempenho Topalov em San Luis, ele não vai ganhar tudo fora em cada jogo. Ele venceu os jogos com estilos diferentes: todos os ataques para fora, apertando lentamente os jogos e uma conversão de finais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário