Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Bons resultados em Floripa!

Olá amigos!

Ontem, sábado (19/02/11) uma pequena delegação de Braço do Norte se deslocou até Florianópolis para participar da 1ª Etapa do 13º Circuito Estadual de Xadrez Rápido. Fomos em 13 pessoas: "Seu" Salésio, o motorista que está sempre de bom grado ajudando, o Professor das Escolinhas de Futsal Edmilison (foi participar de uma reunião sobre futsal, mas pode ver como é o clima de uma competição de xadrez), Eu (Lucio) que desta vez fui como observador e treinador (aliás, desisti do circuito rápido estadual) e 10 enxadristas de Braço do Norte.

O local, refeitório da  UFSC, é um local razoável , ainda que as mesas não sejam as ideais, servem. O problema foi o banheiro que mudava de local toda hora e por vezes estava fechado e que ficava a cerca de 300m do local dos jogos.

Presenças ilustres como o GM Everaldo Matsuura (na duas fotos abaixo com a turma de Braço do Norte), MF ALveu Bueno, César Umetsubo (atual campeão catarinense) e  Felipe Menna Barreto (campeão gaúcho 2009).





Primeiro foi feito a entrega da premiação referente ao acumulado do circuito 2010, onde Daiany Schlickmann Borba levou seu troféu como campeã da categoria sub10 da divisão especial. O Kelvin ficou na 3ª colocação da categoria sub14 da divisão superior. Everton Coan e Edurdo Danieslki ficaram na 3ª e 6ª colocação geral.

                                                  Daiany recebendo premiação de 2010 

                                                     Kelvin com a medalha referente a 2010


                                       Everton e Eduardo recebendo suas premiações de 2010

Eu tinha receio nesta etapa pois 3 enxadristas estariam estreando na divisão especial e por ser início de ano, onde os jogadores que "relaxam" do jogo nas férias, podem sentir a falta de pegada. Mas fui surpreendido pelo bom resultado de todos os jogadores.
Desta vez pude olhar as partidas de todos os jogadores e ver os problemas de cada um. Alguns com problemas de iniciantes e outros já sem erros básicos e que começam pedir mais ensinamentos profundos como estratégia e finais.

Vamos ao resultado final e depois vamos ao comentário sobre cada enxadrista.

Divisão Superior:
Kelin Schmoeller - 3º lugar na categoria sub-16.

Divisão Especial:
Dayani Schlickmann Borba - 1º lugar na categoria sub10
Igor Michels - 1º lugar na categoria sub12
Everton Coan - 4º lugar na categoria sub14
Eduardo Danielski - 8º lugar na categoria sub14

Divisão Escolar:
José Guilherme Viana -  4º lugar masculino
Gabriel Guesser - 11º lugar masculino
Daiane Coan - 3º lugar feminino
Jaine Pereira - 5º lugar feminino
Cindy Philippi - 9º lugar feminino

Vamos ao desempenho individual de cada um.

Kelvin Schmoeller - Na divisão superior a vida é dura, não existem jogadores fáceis. Todas as partidas tem que serem jogadas com a máxima intensidade. Melhorou sua estratégia, mas ainda falta melhorar o repertório de aberturas, mas este vem jogando e estudando mais. Mas o 3º lugar foi bom resultado, considerando que estréia nesta categoria.



Daiany Schlickmann Borba - Manteve a expectativa, pois continuou vencendo. Ainda é nova e tem muito a melhorar, mas este ano estudando deve evoluir bem. Deve jogar mais partidas. Perdeu a pressa de jogar, está avaliando melhor a parte tática e deve continuar treinando este ponto. Ganhou  a categoria com 3 vitórias e ano passado conquistava quase sempre 2 vitórias e deve manter o ritmo de crescimento.




Igor Patrício Michels - Talvez a maior surpresa de todos que foram a Floripa. Estreante na divisão especial, já ganhou sua categoria e ficou em 9º lugar na classificação geral, com excelentes 5 vitórias. Boa visão tática e estratégica. Tem que melhorar a abertura, onde deve jogar mais devagar, ter mais calma, pois se errar ali depois fica difícil remendar. Os estudos que vem fazendo estão melhorando bastante o seu jogo.




Everton Coan - Também estreante na divisão e não se intimidou e conquistou 5 vitórias ficando na 8º colocação geral. Tem um equilíbrio em todas as fases do jogo e talvez o que jogue um final melhor entre todos. Ainda falta trabalhar um pouco mais a parte tática e aumentar o repertório de aberturas, pois já tem jogo para isto. Tem boa visão estratégica e avalia bem uma posição no tabuleiro.




Eduardo Danielski - Entre os estreantes talvez este era o que eu tinha mais receio de sentir a mudança de divisão. Ganhou 4 partidas e sentiu a diferença de nível, pois as partidas ficaram mais duras. Continua o excesso de confiança em partidas aparentemente ganhas. Falta confiar mais no seu jogo. Tem que trabalhar mais suas aberturas. Tem boa visão tática, mas deve avaliar melhor a posição no tabuleiro. Tem que se concentrar mais durante as partidas e esquecer o adversário.




José Guilherme Viana - Voltando às competições estaduais jogou um bom torneio. Ainda falta melhorar a abertura e o desenvolvimento de peças. Tem uma força de luta e recuperação incomum, pois nunca desiste.
Ainda deve trabalhar mais a parte tática e jogar mais. Primeira vez que ganha medalha em competição estadual. Espero que se dedique mais nas aulas pois tem jeito para o xadrez.





Gabriel Guesser - Jogou boas partidas, mas ainda falta aprender a arrematar as partidas, pois em geral desenvolve bem as peças na abertura e sai com vantagem boa, mas depois parece que não sabe como ganhar. Vou trabalhar com ele como visualizar planos de jogo nas partidas em que ele joga. Tem boa visão tática e pensa bastante antes de cada lance não se precipitando em momentos críticos das partidas.




Daiane Coan - Mantenho minha opinião sobre ela. Continua me surpreendendo, pois achei que não iria evoluir tanto ou chegar a jogar bem. Jogou um torneio muito bom e por detalhes em duas partidas deixou de ganhar a competição geral. Agora é ir ajeitando alguns detalhes de abertura e continuar trabalhando a parte tática.





Jaine Pereira - Manteve o nível de 2011. Falta trabalhar a ansiedade. Deve jogar com mais calma e avaliar melhor as posição. Ainda tem que desenvolver melhor as peças no início de jogo. Joga boas partidas, e de repente, joga partidas ruins, talvez em função dos problemas iniciais na partida. Vou trabalhar este ponto e a parte tática.




Cindy Philippi - Depois de um ano jogando agora entendi o problema da Cindy e como ajudar. Ela aprende devagar e eu sempre a ensinei com pressa. tenho que ensinar com mais calma. Ela mantêm o problema (ou não será problema?) de pensar demais, pois sempre acaba com apuro de tempo ou perdendo partidas no relógio. Talvez se entender melhor os fundamentos de abertura se saia melhor no início e jogue melhor.




Na verdade todos os jogadores apresentaram problemas e que devem ser trabalhados. Espero conseguir identificar estas fraquezas e poder ajudar a melhorarem seu jogo. Apresentaram muitas virtudes e uma boa melhora em seu jogo e digo isto porque sinto a diferença nos treinos.
Já na terça vou fazer um apanhado geral dos erros e acertos e programas as aulas do mês. Serão sempre duas aulas de estratégia, uma de finais e uma de aberturas.

Outras fotos:









Nenhum comentário:

Postar um comentário