Total de visualizações de página

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Vamos a Floripa!

Olá amigos!

Vamos as notícias.

# Circuito Estadual Rápido 2011

Neste sábado (19/02/11) estaremos indo a Florianópolis disputar a 1ª Etapa do Circuito Estadual Rápido.
A Etapa ocorrerá no refeitório da UFSC.



A Turma é a seguinte:

Nome          Divisão

Igor Michels Especial
Daiany Borba Especial
Eduardo Danielsky Especial
Everton Coan Especial
José Guilherme Viana Escolar
Daiane Coan Escolar
Gabriel Guesser Escolar
Jaine Pereira Escolar
Luiz Augusto dos Santos Escolar
Kelvin Schmoeller Superior

Vou tirar o tempo para tecer alguns comentários sobre o que espero de cada jogador, assim eles podem se motivar de alguma maneira.

Igor Michels - Inicia este ano na divisão especial depois de um ano na escolar. Está se dedicando e vem melhorando dia-a-dia. Estudou os dois livros que passei para ele nas férias. Tem 10 anos (faz 11 este ano) e, se continuar assim, em 2 anos estará na divisão superior e com 14 anos deve atingir o meu nível.
Este ano na divisão especial ele vai enfrentar jogadores mais fortes do que na divisão escolar e será um ano de adaptação, então espero que apenas evolua e qualquer resultado será bem vindo, seja na classificação final ou em alguma etapa.
Daiany Schlickmann Borba - No ano passado coloquei ela na divisão especial para adquirir experiência e me surpreendeu; acabou campeã do circuito estadual rápido na categoria sub10. Este ano irá se manter na mesma categoria. Gosta de xadrez e vai se dedicar este ano. Ainda falta dar alguma ajuda no seu jogo. Trabalhou com o material que passei nas férias. Este ano deve ficar entre as três da categoria com certeza.

Eduardo Danielski - Quando se concentra joga bem mas, às vezes, o excesso de confiança durante uma partida o atrapalha. Ficou em 6º lugar na divisão escolar em 2010 e ele mesmo resolveu subir para a divisão especial. Disse que vai se dedicar. É um bom jogador e só precisa mais dedicação e concentração. O Excesso de confiança é um detalhe a ser trabalhado nele. Espero que adquira bastante experiência na nova divisão.

Everton Coan - Outro jogador que evolui rápido. Com o 3º lugar na divisão escolar em 2010, resolveu subir para a divisão especial. Tem boa visão tática. este ano vai melhorar o repertório de abertura e defesa. Este tem potencial para Jasc em dois ano se trabalhar um pouco. Tem também boa noção de estratégia. Espero que não sinta a mudança de divisão e possa adquirir bastante experiência este ano.

José Guilherme Viana - Evoluiu em 2010 e hoje já não perde peça de graça. Tem paciência durante a partida e analisa bem o jogo. Falta jogar mais e este ano na divisão escolar deve adquirir mais experiência.
Se trabalhar bem este ano em 2012 deve subir para a especial.

Daiane Coan - Quando começou a jogar em 2009, eu não colocava fé nela não; mas me surpreendeu. Presta atenção nas dicas e nas aulas. Está jogando bastante na internet e melhorou bastante o seu jogo.
Este ano vou trabalhar a parte tática (fez todos os exercícios que passei nas férias) e planejar com ela umas duas opções de aberturas para ela por em prática. Neste ritmo ano que vem já vai para a divisão especial.

Gabriel Guesser - Gosto de jogadores que podem não saber jogar muito, mas que querem melhorar e não têm vergonha de perder para aprender. Este ano disse que vai se dedicar. Esta sempre aproveitando os ensinamentos do Kelvin. Pode ser a surpresa do ano. Vou repassar alguns materiais para ele trabalhar.
Espero que fique entre os 10 primeiros da divisão escolar.

Jaine Pereira - Futebol, balé, Xadrez... Muita coisa? Parece que não. Vem melhorando lenta e constantemente. Falta Jogar mais e trabalhar a parte tática. Vamos trabalhar aberturas e defesas para ela não se perder no início de partida. Mais um ano na escolar para adquirir experiência. Oscila entre partidas muito boas e partidas muito ruins, vou trabalhar este ponto com ela.

Luiz Augusto dos Santos - Joga bem quando quer. Faz partidas muito boas derrotando jogadores bem mais fortes que ele, mas daqui a pouco perde partidas ganhas. Tem que trabalhar o excesso de confiança e a parte estratégica. Este ano vou estimular a ele ampliar o repertório de abertura e defesa. Este ano deve ir muito bem na divisão escolar e ano que vem com certeza vai para a divisão especial.
 
Kelvin Schmoeller - Não preciso fazer mais nada por ele, já pode andar com as próprias pernas. Este ano vai trabalhar muito a parte estratégica. Quer jogar mais partidas pensadas para melhorar seu jogo.
 
Mais alguns comentários gerais: Este ano o nível geral deve melhorar. Teremos 7 jogadores na divisão especial, em contra partida aos 3 que tínhamos em 2010.
 
O mesmo problema acontece com todos iniciantes: querem saber de aberturas, nada de finais, de meio-jogo e estratégia nem sabem o que é. Cada jogador tem o seu tempo de aprender e se motivar para cada uma destas etapas, às vezes é bom deixar aprender aberturas se isto o motivar a ficar no xadrez. Não sou rigoroso, deixo à vontade de cada um mas, conforme vão evoluindo, eles mesmos vão sentindo a necessidade de aprender mais sobre cada etapa do jogo, mas sempre tento mostrar o que é melhor ou mais importante se aprender primeiro. Cabe ao instrutor ver o que cada um deve aprender a seu tempo.
 
 
 
O preço começa a ficar "salgado" para os alunos irem jogar cada etapa do estadual rápido. Hoje fica em torno de 40 reais entre inscrição, lanche e almoço, lembrando que cada aluno paga do próprio bolso. Patrocínios ainda são difíceis para bancar a ida a cada etapa, que gira em torno de 500 reais para 12 a 15 alunos, mas este ano quero conseguir outras formas de patrocínio. E aceito qualquer tipo de auxílio ou ajuda com o xadrez.
 
# Circuito Estadual Rápido de xadrez 2011
 
Resultados somados todas as etapas.
 
Divisão Superior
Kelvin Schmoeller - 3º lugar na categoria sub14
 
Divisão Especial
Daiany Schlickmann Borba - 1º lugar na categoria sub10
Arthur Miranda - 6º lugar na categoria Sub10
Anderson Nascimento - 5º lugar na categoria sub14
Leandro Faustino - 6º lugar na sub16
 
Divisão Escolar - Classificação do Absoluto (186 participantes)
Everton Coan - 3º lugar
Eduardo Danieslki - 6º Lugar
Rodrigo Albino - 11º lugar
Luis Augusto dos Santos - 13º lugar
Cristiane dos Santos - 15º lugar
Igor Michels - 23º lugar
Jaine Pereira - 24º lugar
Mirian Tainá Voguel - 26º lugar
Amanda Kirchner - 37º lugar
Eduardo Fioreze - 43º lugar
Cindy Philippi - 47º lugar
Daiane Coan - 55º lugar
Saimom Damásio - 60º lugar
Patrícia Martins - 62º lugar
Felipe Demétrio - 67º lugar
Gabriel Guesser - 106º lugar
Igor Monteiro - 108º lugar
Douglas Zapelini - 121º lugar
Raí Kulkamp - 167º lugar
 
# Associação - ASBRAX
 
Parece que agora vai.
Me prometeram o estatuto pronto para esta semana e de acordo com o novo Código Civil. Após é fundar a ASBRAX (Associação Braçonortense de Xadrez) e ir atrás de recursos públicos e privados. estes recursos servirão para custear participações em eventos estaduais, aquisição de materiais de xadrez, organizar competições municipais e regionais.
 
# Início das atividades
 
Na última segunda e terça-feira começou a movimentação do xadrez aqui em Braço do Norte no Educandário Antônio Rohden. No próximo sábado, dia 26, iniciam as atividades na Escola João Batista da Silva, sempre aos sábados, das 8 às 10 da manhã.
 No final do mês de março, deve ocorrer a 1ª etapa do circuito municipal de xadrez rápido. Será uma competição aberta a participação de qualquer jogador. 
 
# Entrevista
 
A cada 15 dias será feita uma entrevista e postada no blog. Qualquer pessoa com envolvimento com xadrez poderá ser entrevistado. Algum enxadrista, pai ou mãe de enxadrista, alguém que auxilia ou joga xadrez, etc. Desta forma queremos dar visibilidade para quem de alguma forma partcipa do xadrez em Braço do Norte.
 
Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário