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domingo, 22 de abril de 2012

Princípios para uma boa abertura


PRINCÍPIOS DE ABERTURA:
a)O início do jogo (abertura) deve ser visto como uma "corrida" com dois objetivos:
+ controlar a maior parte do tabuleiro;
+ mover a maioria das peças atacantes.

b)Evite mexer duas vezes a mesma peça na abertura. Lembra-te da "corrida" - convém poupar jogadas;

c)A não ser que saibas muito bem o que estás a fazer, e porquê, abre o jogo, em geral, com um dos peões do centro (do rei ou da rainha), avançando 2 posições (d4 ou e4). As pretas devem responder da mesma forma (d5 ou e5), caso as brancas tenham começado assim;

d)Os cavalos pertencem no centro do tabuleiro. Move-os para lá logo que possível (f3,c3 e f6 e c6);

e)Sair cedo com a rainha é, em geral, boa ideia, já que é fácil para o adversário atacá-la com peças menos valiosas, e protegidas, obrigando-a a fugir, o que implica mexer várias vezes a mesma peça, enquanto o adversário movimenta várias das suas;

f)Depois de movimentares bispos e cavalos, fazer roque é normalmente uma boa ideia. O roque ajuda a proteger o rei, e faz uma torre entrar em jogo. Por esta razão, evita mover o rei antes do roque, já que este depende
de o rei ainda não se ter movido;

g)Evita ter dois (ou mais) peões na mesma coluna – peão dobrado -(muito comum se capturares uma peça com um peão). Não deixes de capturar uma peça (se o puderes fazer impunemente) se essa for à única forma, mas, se puderes capturar uma peça inimiga de várias maneiras, evita aquela que deixa múltiplos peões numa coluna;

h)Se uma coluna estiver completamente sem peças (tuas e do adversário), tenta colocar lá uma torre;

i)A casa f2 (ou f7 para as pretas) é, no início do jogo, um ponto fraco. Cuidado com ela;

j)Muitas vezes formam-se cadeias de peões, em que estes se protegem uns aos outros, tornando difícil "entrar por ali". Nessas alturas, normalmente há pelo menos um peão que não está protegido por nenhum outro, por ser o de trás; pode ser boa ideia tentar atacar esse (possivelmente, com um cavalo);

k)Não faças jogadas à espera de que o adversário jogue mal, isto é, "deixa ver se ele não repara nisto". Assume sempre que ele vai fazer a melhor jogada possível. Se não fizer, tanto melhor.

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