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quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Bons conselhos sobre as peças do xadrez

Os Peões

1. Cuidado ao mover os peões, são as únicas peças que não podem voltar.
2. Qualquer movimento de peões da frente do roque é uma debilidade na defesa do rei.
3. A maioria de peões em um flanco (lado), em especial do flanco da dama, é uma vantagem em um final.
4. Se tens dúvida com qual peão capturar, normalmente, é melhor comer com o peão que vá para o centro do tabuleiro.
5. Os peões isolados (sem peão que possa proteger ele), atrasados (peões que ficam para trás na base de peões) ou dobrados (um peão na frente do outro), são debilidades.
6. “Não coloque os peões na cor de seu bispo”. (Ruben Fine).
7. “Cada peão é potencialmente uma dama”. (Mason).
8. “Dois peões unidos na sexta fila podem ser mais fortes que uma torre” (Du mont).
9. Para peões passados do adversário é necessário bloquear-los com nossas peças de tal forma que não possam avançar.
10. Os peões passados (peões que não podem ser parados pelos peões do adversário) devem ser apoiados com uma torre atrás.
11. Em geral, os peões centrais são mais importantes que os laterais.
12. Os peões dobrados além de ser fracos, as vezes entorpecem o movimento de nossas peças.
13. É melhor ter maioria de peões no flanco onde não estão os reis, já que em um final de peões estarão afastados do rei adversário.
14. Um peão atrasado é uma debilidade em um final, em especial se seu avanço está bloqueado por uma peça inimiga.

Os Cavalos

1. Os cavalos são mais potentes que os bispos em posições fechadas (muitas peças no tabuleiro) ou paradas (estáticas).
2. Os cavalos são peças de curto alcance, evite colocá-los nos extremos do tabuleiro.
3. Os cavalos trabalham melhor com a dama que os bispos.
4. O cavalo é a melhor peça para bloquear o avanço de um peão.
5. Crie postos avançados para seus cavalos, quer dizer, um lugar do campo inimigo onde não possam ser desalojados.
6. Um cavalo que defende a outro pode ser uma sobrecarga para cada um dos dois.

Os Bispos

1. Os bispos jogam melhor em posições abertas (com poucas peças no tabuleiro).
2. Coloque os bispos fora (na frente) das cadeias de teus próprios peões.
3. Tente trocar teu bispo “mau” (bispo da mesma cor em que estão teus peões) logo, antes do final.
4. A parelha dos bispos em posições abertas é uma notável vantagem.
5. Coloque teus peões em cor diferente das casas dominadas pelo teu bispo.
6. Não se deve trocar um bispo por um cavalo a não ser que obtenhamos um claro benefício na troca.
7. Os bispos podem ser encerrados por peões, devemos ter muito cuidado antes de comer um peão que pode estar “envenenado”. Antes de capturar um peão devemos saber com certeza se poderemos fugir com segurança.

As Torres

1. As torres necessitam de colunas abertas para maximizar sua eficácia.
2. Conseguir colocar uma torre na sétima fila pode ser uma grande vantagem.
3. Duas torres ligadas na sétima ou oitava fila podem proporcionar um efeito devastador no campo contrário.
4. Coloca tuas torres atrás de teus peões passados.
5. As torres são peças de movimentos lentos, por este motivo sua maior eficácia está no final da partida, quando há espaços abertos.

A Dama

1. Trate de centralizar tua dama, já que desse posto é mais forte; mas tenha em conta que esta circunstância pode ser melhor quando se trocou algumas ou todas as peças menores.
2. Ao iniciar a partida pode ser bom fazer uma jogada de dama para completar se desenvolvimento e comunicar as torres, mas pode ser mau movê-la várias vezes na abertura.
3. Cuidado com os peões que podem ser comidos pela dama na abertura, podem estar “envenenados”. Lembre o que disse o grande jogador Tarrasch: “toda ganância sobre um peão com a dama na abertura é um erro”.
4. A dama é a peça mais qualificada para realizar ameaças duplas a pontos distantes do tabuleiro.

Relações entre as peças

1. Dois cavalos e um bispo equivalem, aproximadamente, ao valor de uma dama, mas dois bispos e um cavalo podem ser, até mesmo, superiores a dama.
2. Duas torres são, quase sempre, superiores a dama se as torres estão coordenadas e em posição ativa.
3. Torre e bispo trabalham melhor juntas que torre e cavalo.
4. A dama se entende melhor com o cavalo do que com o bispo.
5. O rei é uma peça poderosa, utilize-a (Fine).
6. Uma torre e um peão só são superiores a um bispo e um cavalo em um final de partida, mas não no meio jogo.
7. Uma peça sozinha é melhor que três peões no meio jogo. No final três peões podem ser superiores a uma peça menor e incluso a una torre dependendo de sua posição.
8. Nos finais de torre contra cavalo, o cavalo e o rei débil devem manter-se unidos e nunca ir aos cantos do tabuleiro.
9. Nos finais de bispo e torre contra torre, se deve tentar manter o rei do bando débil a um salto de cavalo do rei contrário.
10. Para defender-se em um final de torre contra bispo, o rei deve intentar ir à esquina de cor diferente de seu bispo.
11. Um bispo pode lutar normalmente com êxito contra três peões, se estes não se encontram muito avançados.

Via: aprendeajugar.davchess.com ou http://ajedrezmagico.blogspot.com/

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