Uma partida de xadrez se divide em Abertura, meio jogo e finais.
A abertura requer estudo das várias estudo das várias aberturas das brancas e as várias defesas possíveis das pretas. Aí vai depender do estilo de cada jogador, alguns abrem e4 (peão do rei) d4 (peão da dama) ou outras possibilidades, mas sempre se escolhe algumas que se prefere jogar mais.
O meio jogo é a parte que mais se precisa compreensão no xadrez. Organizar plano de jogo, observar pontos fracos e fortes no seu jogo e no jogo do adversário. É necessário um estudo de estratégia para compreender conceitos e poder compreender a posição que está sendo jogada.
O finais costumam ser deixados de lado por jogadores iniciantes e até jogadores de nível intermediário (onde me incluo). Mas as vezes a vantagem conquistada a duras penas na abertura e meio jogo se esvai em final por não saber como finalizar uma partida.
Estudar finais e compreender posições de finais de jogo é fundamental para conquistar vitórias. O problema é que estudar final é cansativo (para não dizer chato) mas algum dia vai ter que se estudar se há alguma pretensão de evoluir no xadrez.
Vou colocar alguns vídeos que existem na net sobre alguns temas básicos de finais que todo o iniciante deve saber.
Bom proveito a todos.
Oposição - tema de conhecimenbto obrigatório
Final de rei e torre: simples de fazer, mas tem iniciante que se perde.
Quadrados mágicos: como calcular a promoção do peão ou a defesa do rei
Por último o mate da escadinha: duas torres contra rei é moleza.
Continuo esperando sugestões de temas para os vídeos.
Abraço a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário