Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de março de 2011

Retomada dos treinos.

Na próxima segunda e terça-feira retomaremos os treinamentos no no refeitório do Educandário Municipal.
O ano sempre começa após o carnaval, mesmo que este aconteça em março.

Bom vamos a algumas boas notícias.



# Escolas com Xadrez - Hoje já são 4 escolas onde o xadrez é praticado periodicamente, apesar da falta de "instrutores" no município. O exército de uma homem só começa a se multiplicar...mais ainda.

- O Kelvin puxa o xadrez no Colégio Espaço onde na primeira aula já apareceram 10 jogadores e este número tende a aumentar;
- No Colégio Alfa Ideal o Anderson Nascimento assumiu o trabalho que o Kelvin iniciou no ano de 2010. Embora receoso pela timidez, mas com total apoio meu e do Kelvin seguirá motivando novos jogadores;
- No Educandário Antônio Rohden eu estarei trabalhando com iniciantes e enxadristas mais experientes que querem competir e aprender mais;
- Na Escola João Batista da Silva está se iniciando um trabalho com novos enxadristas que estão aprendendo desde o básico e a partir de 2012 terão alguns bons jogadores.

Pena que outras escolas (públicas e particulares) não mostraram algum interesse. Temos bons jogadores no Dom Joaquim, mas ainda não houve movimentação da escola em realizar algum trabalho de xadrez.

# Na próxima terça vou começar o trabalho de ensino de estratégia com os enxadristas mais experientes. Os enxadristas chegaram ao ponto de ter que aprender a ver planos de jogo desde a abertura, durante o meio-jogo para poder ter final em boas condições.
Com ensino de estratégia espero que comecem a pensar mais e avaliar mais durante uma partida.


Jogadores depois que aprendem a movimentar as peças, evoluem para não perder peças e começar os primeiros cálculos táticos. Após começam a querer aprender algumas aberturas e já sabem os finais básicos (finais são a parte que mais exige estudo). Depois destes estágios o próprio enxadrista começa a sentir a necessidade de aprender estratégia para evoluir seu jogo.
Na turma de terça a maior parte dos alunos se encontra neste estágio e é neste ponto que vou trabalhar em 50% das aulas.



# A primeira competição, 1ª Etapa do Circuito Municipal Rápido, deve ocorrer dia 19/03, só faltando confirmar local.

Abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário