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quarta-feira, 12 de agosto de 2009

COMO ANALISAR

Notas sobre uma palestra do NM Scott Massey

NM Scott Massey conferiu em 20 de outubro de 2005, no Kenilworth Chess Club sobre "Como você Analisa", durante um jogo. Ele começou por considerar alguns critérios que têm sido desenvolvidos ao longo dos anos por vários escritores de xadrez, que revelam uma certa progressão de se focar na abertura, para o meio-jogo e, em seguida, para o final. Então ele mostrou um famoso jogo, Steinitz-Rosenthal, Viena 1873 (ver abaixo), onde pudemos ver vários modos de análise em ação. A seguir, são apenas simples notas sobre o que ele mostrou e não posso repetir mais do que o básico para aqueles que perderam a palestra.

Elementos Posicionais

Wilhelm Steinitz famosamente escreveu que "Você tem que atacar para vencer" e "Muitos benefícios são temporários." Quando estas observações são repetidas nestes dias, as pessoas normalmente ver como ele dizendo que logo que você tem uma vantagem que você tem que atacar ou corre o risco de permitindo que a vantagem escape. Mas como é que Steinitz avaliar uma vantagem? Ele oferece os seguintes princípios em seus escritos:
* Desenvolvimento
* Mobilidade
* Controle do centro
* A posição dos reis
* Casas Fracas e fortes em ambos os campos
* Estrutura dos peões
* Maioria de peão na ala da dama
* Abrir colunas
* Dois cavalos ou dois bispos contra bispo e cavalo

Estes princípios são, realmente, os princípios que vemos no início do jogo, quando a luta é mais no centro e de desenvolvimento. Eles se mudam para a meio-jogo e final em certa medida, mas é interessante que um dos primeiros escritores a oferecer uma abordagem sistemática a análise dá-nos princípios que são mais úteis para a abertura fases.

Passando para a Meio-jogo

Um outro conjunto de critérios, muito simplificado em comparação com Steinitz, são oferecidas por Reuben Fine, em seu livro O Médio Jogo em Xadrez:
* Material
* Estrutura de peão
* Mobilidade
* Segurança do rei
* Qual é a ameaça?
Estes são princípios que são mais úteis para pensar no meio-jogo e quando você toma decisões e planeja a sua próxima jogada.

"E se a Dama caiu fora?"

Mais recentes escritores tenham pensado sobre as implicações das decisões em cada etapa do jogo sobre o endgame. No que ele chama de "Avaliação de uma posição estática," Iossif Dorfman oferece os seguintes critérios, que são de valor incalculável para qualquer avaliação concreta de uma posição:
* Formação de Peão, incluindo:
* Peões Duplicado e triplicado
* Peões passados e protegido
* Número de peão isolados, peões pendurados, cadeia de peão compacta.
* Maioria de Peão no centro
* Maioria de Peão na ala da dama
* Casas Fracas, peão isolado, peão atrasado
* Grupo de casa fraca de uma cor de bloqueio
* Colunas semi-aberta
* Peças ruim
* Tipos de centros e espaços
* Quem tem a melhor posição depois da troca de Damas?
* Correlação de Material
* Posição do rei

O item mais significativo é "Quem tem a melhor posição após a troca de Damas?" É evidente que, para Dorfman o final é sempre à vista. Ele prefácios seus critérios de distinção entre o que ele chama de questões "estática" e "dinâmica" - "estática" são problemas que são mais importantes a longo prazo: "Movimentos Candidatos são escolhidos de acordo com o equilíbrio estático. Por estáticos são fatores que têm efeitos implícitas duradouro, enquanto fatores dinâmicos são uma mudança no estado da posição - como a energia através de uma ruptura, com a entrada em contato com o exército oposto, com o passar do tempo, diminui o seu papel e reduz a nada. Encontrar uma posição crítica (um ponto de viragem no jogo, um momento em que existe uma possível mudança na hierarquia dos elementos estratégicos) - uma posição em que uma decisão tem de ser tomada tendo em vista uma eventual troca ou uma possível mudança na formação peão ou o fim de uma série de movimentos forçados. Se, por um dos jogadores do equilíbrio estático é negativo, ele deve, sem hesitação empregar meios dinâmico e estar pronto para inscrever-se em medidas extremas ". - Dorfman

Vamos ver um jogo que ilustra bem estes princípios. O jogo seguinte foi anotada por vários autores, incluindo Chernev nos mais instrutivo Jogos Ever Played Tartakower e em sua 500 jogos de xadrez. Algumas das suas notas foram incorporadas.
(1) Rosenthal,Samuel - Steinitz,William [C46]Vienna Vienna (1), 04.08.1873[Chernev]

1.e4 e5 2.Cc3 Cc6 3.Cf3 g6 Desenvolve o Bispo, em frente da cadeia de peão, se colocaria a ser atacado nas linhas: 3 ... Bc5 que pode permitir que um futuro Ca4 enquanto 3 ... Bb4 4. Cd5
[3...Bb4 4.Cd5+/= ]

4.d4 ["muito apático seria 4.Bb5?! Bg7 5.0-0 Cge7 6.d3 0-0 e Preto, com ..d5 ou ...f5, começa a assumir a liderança" escreve Tartakower. Para lutar pelo controle do centro e da mobilidade, Branco tem que desempenhar neste direto movimento.]

4...exd4 [4...Bg7!? Tartakower 5.dxe5 Cxe5 6.Bf4+/= ]

5.Cxd4 . "Ele permite que o seu adversário complete o seu desenvolvimento em paz" nota Tartakower. Assim Branco perde sua vantagem da mobilidade e do desenvolvimento. A fim de manter essa vantagem, talvez ele tnha que atacar. Melhor seria: 5. Cd5! Bg7 . [5.Cd5! Bg7 (Ilógico é: 5...Bc5?! 1-0 (59) Rosenthal-Stenitz, London 1883, que deixa a longo prazo pontos fracos da ala do rei. .) 6.Bg5 Cce7 . (A melhor jogada, embora ela parece um contra-senso. Mas Negro deve deter as casa críticas pretas em seu acampamento. 6 ... Se em vez Cge7? 7. Cxd4! + - Bxd4 8. Dxd4! Cxd4? 9. Cf6 + Rf8 10. Bh6 # casas pretas têm-se revelado fatal.) . (6...Cge7? 7.Cxd4!+- Bxd4 8.Qxd4! Cxd4?? 9.Cf6+ Rf8 10.Bh6# ) 7.e5 . (Este passo pode não ser melhor, porém, é o que Rosenthal jogou numa partida mais tarde e, muitas vezes, é dado como "Livro." Melhor pode ser o simples 7. Cxd4 c6 8. Cxe7 (ou 8. Cc3 h6 9. Be3 Cf6 incerto, mas provavelmente melhor para as brancas) 8 ... Cxe7 9. Dd2 h6 10. Bh4 d5 11. 0-0-0 g5 12. Bg3 dxe4 13. De3 Db6 (13 ... Da5!? incerto) 14. Bd6 f5!? incerto -, mas vemos que a batalha Preto deve voltar agressivamente, de modo a não ficar atrás.) . (7.Cxd4 c6 8.Cxe7 (8.Cc3 h6 9.Be3 Cf6~~ ) 8...Cxe7 9.Dd2 h6 10.Bh4 d5 11.0-0-0 g5 12.Bg3 dxe4 13.De3 Db6 (13...Da5!?~~ ) 14.Bd6 f5!?~~ ) 7...h6 8.Bxe7 (8.Bh4?! g5! 9.Cxe7 Dxe7! 10.Bg3 Db4+?! (10...f5!=/+ ) 11.Cd2 h5 12.h3 f5?! 13.exf6 Cxf6 14.Bd3 Td8?! 15.0-0+/= 1/2-1/2 (63) Rosenthal-Steinitz, London 1883) 8...Cxe7 9.Dxd4 Cxd5 (9...Cc6 10.Df4 0-0 11.0-0-0 (11.Cf6+ Rh8=/+ ) 11...d6!~~ ) 10.Dxd5 0-0! (10...c6 11.Dd6 Bf8 12.Dd4^ Chernev) 11.0-0-0 d6! 12.exd6 Be6!© ]

5...Bg7 6.Be3 "Branco certamente prefere manter uma peça no centro, em vez de fazer a troca e reforçar o centro do adversário de peão" nota Tartakower. .

6...Cge7 . Como Tartakower observa, esse movimento tem a vantagem de não bloquear a ruptura ... f5. Por um tempo, porém, 6 ... Cf6 tornou preferida. Em outros jogos com esta linha, o próprio Steinitz usou 6 ... Cf6 por exemplo: [6...Cf6 7.Cxc6 (7.Dd2 0-0 8.0-0-0 Te8 9.f3 d5!?© foi mostrado nos jogos de Efim Geller; a maioria dos opositores de Steinitz's jogaram 7.Be2 ) 7...bxc6! 8.e5 Cd5!? Geller (8...Cg8 9.Bd4 f6 10.exf6+/= ) 9.Cxd5 cxd5 10.Dxd5 Tb8 11.0-0-0 (11.Bxa7 Txb2 12.Bd4 De7!! 13.Bxb2 (13.Bd3 Db4+ 14.c3 De7 15.Tb1 Dg5 16.Be3 Txb1+ 17.Bxb1 Dxe5 18.Dxe5+ Bxe5 19.Rd2 d6 20.Be4 Be6 21.a4 Kd7= Nedev - Santos, Batumi 1999.) 13...Db4+ 14.c3 (ou 14.Dd2 Dxb2 15.Td1 e após Dxb2, Dxc3 +, e Dxe5 + Preto pode ter o suficiente para a troca, apesar de isto ser discutível. A especifica teoria da abertura não é tão importante como mostra a batalha para o desenvolvimento, a mobilidade, dinâmicas e outras questões muitas vezes exige o sacrifício de material.)) ) 11...0-0~~ não é claro e preto tem uma compensação]

7.Bc4?! [Melhor pode ser >=7.h4!? Steinitz; ou >=7.Dd2! h6 (7...0-0 8.0-0-0 d6 9.h4 h5 10.f3+/= ) 8.0-0-0 d6 9.Be2+/= ]

7...d6 8.0-0 0-0 9.f4?! bloqueia o BD e o deixa desprotegido. A luta começa a entrar numa nova fase com específicas ameaças e respostas.

9...Ca5! 10.Bd3?! [Melhor >=10.Be2 ]

10...d5! 11.exd5 [Não 11.e5?? c5 12.Cf3 d4 garfo!]

11...Cxd5 12.Cxd5 Qxd5 13.c3 Rd8! ameaçando ..c5.

14.Dc2 a fim de responder ... c5 com Be4.

14...Cc4! [14...c5 15.Be4 Dd6 16.Cf3~~ ]

15.Bxc4 Dxc4 ameaçando 16.... Bd4 17. Bd4 Td4

16.Df2 c5 17.Cf3 b6 note como Bispo branco é bloqueado por peões

18.Ce5 De6 19.Df3 Ba6 20.Tfe1 f6 " Branco caminha para apenas bem-desenvolver as peças" notas Tartakower.

21.Cg4 [21.Cc6? Tdc8 ; 21.Dc6 Dxc6 22.Cxc6 Td6 23.Ce7+ Rf7 24.Bf2 Te8-+ ]

21...h5 22.Cf2 Df7 "Preto tem uma clara vantagem posicional em que ele controla todas as linhas importantes" escreve Tartakower.

23.f5 [talvez 23.b3 ]

23...g5 24.Tad1 Bb7 Os dois Bispos se escondem para preservar-se para o final. Se as Damas saírem do jogo, Preto teria a vantagem.

25.Dg3 Td5! A melhor jogada, atacando o peão avançado de f5, que deve cair em breve não importa o que Branco fizer, dando ao Preto a sua primeira vantagem material. [Não 25...Dxa2? 26.Dc7 Txd1 27.Txd1 Bd5 28.Dd ]

26.Txd5 Dxd5 27.Td1 [27.Dh3? g4 ]

27...Dxf5 28.Dc7 Bd5 29.b3 Te8 30.c4 Bf7 31.Bc1 [a) 31.Te1? Txe3 32.Txe3 Db1+ 33.Cd1 Dxd1+ 34.Rf2-+ ; b) 31.Td7?? Txe3 32.Txf7 Re1# ]

31...Te2! 32.Tf1 Dc2 ameaçando Txf2!

33.Dg3 Dxa2 . de acordo com Chernev, Branco abandona aqui, mas outras fontes dão os seguintes movimentos: .

34.Db8+ Rh7 35.Dg3 Bg6 36.h4 g4 37.Cd3? Dxb3 38.Dc7 Dxd3 . Tartakower escreve: "Um completo-corpo jogo! Se mais uma característica merece um outro anúncio, é a maneira pela qual habilidosamente o Negro transforma o seu latente poder de seus dois Bispos. As forças de Branco são continuamente forçadas a recuar, com a correspondente perda no território. " . 0-1

Material retirado do site Casa do Xadrez (recomendo este site, tem alguns materiais interessantes)
http://www.casadoxadrez.com.br/games%20analisados/como%20analisar/comoanalisar.htm

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