Total de visualizações de página

domingo, 23 de agosto de 2009

Iniciantes: as aberturas e os finais

Xadrez é um jogo que tem 3 fases: Abertura, meio-jogo e final.

A abertura sempre atrai o iniciante que quer resolver a partida em passe de mágica ou dar um xeque mate rápido. O mate do pastor enche os olhos do iniciante e resolve a partida rápido certo?

ERRADO!

O mate do pastor engana o inciante pois é fácilmente defensável e inclusive colocas as negras em melhor posição. Mas falarei sobre o mate do pastor outro dia, pois das 3 fases do jogo a mais importante de ser aprendida é o FINAL. Para o iniciante é difícil compreender isto, mas deve acreditar na experiência de quem joga xadrez a mais tempo, pois quanto mais se joga, mais vai se vendo a necessidade de calcular como ficará a partida quando sobrarem poucas peças no tabuleiro. Normalmente no final restam reis e peões, podendo haver uma peça (bispo, cavalo ou torre) e tem que se aprender a jogar e ganhar estas partidas também.

Abaixo algumas regras sobre final e depois alguns vídeos instrutivos sobre finais:

1. Peões dobrados (quebrados), isolados (ilhados) ou bloqueados são fracos. Evite-os.

2. Os peões passados (sem peão a frente) devem avançar o mais rapidamente possível.

3. O jogador que tiver um peão a mais, deverá trocar peças, mas não peões.

4. Ao passo que, quem tiver um peão de menos, deverá trocar peões e não peças.

5. Aquele que adquirir uma vantagem, não deverá abandonar todos os peões de uma ala.

6. Com um peão a mais, a partida provavelmente terminará em empate, uma vez que haja peões somente numa das alas do tabuleiro, além, naturalmente, de outras peças no jogo - sejam elas menores (cavalo ou bispo) ou maiores (torre ou dama).

7. Os finais mais fáceis de ganho são os finais puros de peões.

8. E os mais fáceis de empate são aqueles com bispos de cores diferentes.

9. O rei é uma peça forte. É importante usá-la.

10. Não coloque peões nas casas da cor de seu bispo.

11. Os bispos são melhores que os cavalos em todas as situações, exceto nas posições bloqueadas.

12. Dois bispos contra bispo e cavalo (ou dois cavalos) constituem vantagem apreciável.

13. Peões passados devem ser bloqueados pelo rei.

14. Uma torre na sétima horizontal é compensação suficiente por um peão a menos.

15. As torres devem situar-se detrás dos peões passados.

Fonte: adaptado dos Finais Básicos de Xadrez: vol. I e II - Reuben Fine

Vídeos sobre finais (olhar várias vezes para entender bem o tema) retirados do youtube


Abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário