Qual o nome das casas do tabuleiro?
# Todas as casas do tabuleiro de xadrez tem seu próprio nome, este se compõe de dois caracteres. Exemplo: e5, c5, f4, etc.
# Observe o tabuleiro abaixo e veja que na parte de baixo do tabuleiro existem letras de a até g. Cada letra identifica uma coluna a qual se refere, se representa pelas letras a,b,c,d,f,g e h em minúsculo, dispostas em ordem da esquerda para a direita desde o ponto de vista das brancas;
# O segundo caracter identifica a linha que se refere e se representa por números de 1 a 8 começando em ordem, debaixo da posição branca até a última fila da posição negra;
# O nome de cada uma das casas será a interseção entre coluna e linha.
O nome das casas que ocupam as peças desta posição seria:
- Rei branco d2,
- Rei negro f6,
- Peão branco b5 e
- Peão negro d7.
Como se representam as peças do Xadrez?
O nome se representa com a inicial de cada uma das peças em maiúscula.Em português seria:
R = Rei, D = Dama, T = Torre, B = Bispo, C = Cavalo.
Em Espanhol -R = Rei, D = Dama, T = Torre, A = Alfil, C = Caballo.
- Rei branco d2,
- Rei negro f6,
- Peão branco b5 e
- Peão negro d7.
Como se representam as peças do Xadrez?
O nome se representa com a inicial de cada uma das peças em maiúscula.Em português seria:
R = Rei, D = Dama, T = Torre, B = Bispo, C = Cavalo.
Em Espanhol -R = Rei, D = Dama, T = Torre, A = Alfil, C = Caballo.
Em Inglês: K = King, Q = Queen, R = Rook, B = Bishop, N = Knight.
(importante saber as denominações das peças em inglês e espanhol, pois existe muito material em espanhol e inglês na internet e em livros)
Não esquecemos do peão, falaremos dele mais abaixo.
(importante saber as denominações das peças em inglês e espanhol, pois existe muito material em espanhol e inglês na internet e em livros)
Não esquecemos do peão, falaremos dele mais abaixo.
Que sinais nós podemos encontrar em uma partida de Xadrez?
Estes são alguns dos sinais mais importantes que nós podemos encontrar:
0-0 ........... Roque curto ou pequeno roque
0-0-0 .........Roque longo ou grande roque
x ................captura
+ ...............xeque
++ .............xeque mate
# ...............xeque mate (esta notação é usada em partidas na net)
e.p. ...........captura em passant
! ................bom lance
!! ...............ótimo lance
? ...............mau lance
?? .............péssimo lance
!? ..............lance interessante
?! ..............lance duvidoso.
Como se anota o movimento ou captura de um peão?
Os peões não têm representação com letra e se anota somente a casa de destino.
Exemplo: jogam as brancas:
Exemplo: jogam as brancas:
# o peão do rei uma casa, anotaríamos e3,
# se movem o peão da dama duas casas anotaríamos d4,# se movem o peão da torre, que esta no flanco da dama, duas casas anotaríamos a4.
# se capturamos o bispo negro de h3 anotaríamos o nome da coluna donde se encontra o peão inicialmente (coluna g), mais o sinal de captura (x), e a casa de destino, anotaríamos gxh3.
# se um peão chega a oitava linha e é promovido (coroado) a dama na coluna b anotaríamos b8=D
Como se anota um movimento e captura de peça?
Qualquer peça se anota com a inicial maiúscula mais o nome da casa de destino. Exemplo:
# se movem o peão da dama duas casas anotaríamos d4,# se movem o peão da torre, que esta no flanco da dama, duas casas anotaríamos a4.
# se capturamos o bispo negro de h3 anotaríamos o nome da coluna donde se encontra o peão inicialmente (coluna g), mais o sinal de captura (x), e a casa de destino, anotaríamos gxh3.
# se um peão chega a oitava linha e é promovido (coroado) a dama na coluna b anotaríamos b8=D
Como se anota um movimento e captura de peça?
Qualquer peça se anota com a inicial maiúscula mais o nome da casa de destino. Exemplo:
# se movemos o bispo que está em b5 a a4 anotaríamos a inicial da peça e o nome da casa Ba4.
# se quisermos capturar o Cavalo anotaríamos Bxc6, ou seja, inicial da peça mais o sinal de captura mais o nome da casa de destino (neste caso é a casa onde está o cavalo a ser capturada).
# se quisermos capturar o Cavalo anotaríamos Bxc6, ou seja, inicial da peça mais o sinal de captura mais o nome da casa de destino (neste caso é a casa onde está o cavalo a ser capturada).
Nenhum comentário:
Postar um comentário