Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de agosto de 2009








As Fortalezas no Xadrez



Navegando um pouco por minhas webs preferidas de xadrez, encontrei este artigo no fantástico blog “Diário de un Entrenador”, no qual alguns de vocês já conhecem. Ele trata de um tema muito importante como as fortalezas de peças quando estamos em posições simplificadas sobre o tabuleiro. A descrição que nos dá o MF Luis Fernández é a seguinte:
No xadrez, uma fortaleza é uma disposição de peças defensivas em que o bando mais fraco, apesar de ter material de menos, consegue que as peças do rival não possam chegar a seu rei e, portanto, não podem forçar a vitória.
Nos muitos finais que poderemos encontrar nessas circunstâncias e se conseguimos recordar uma série de estruturas básicas conseguiremos uma sólida defesa capaz de inabilitar a penetração inimiga. Abaixo temos um diagrama de uma fortaleza típica de peão e torre contra dama:








Nesse caso, a fortaleza é possível devido ao peão que está situado na segunda fila.
As negras só devem mover sua torre de f6 a h6 e de h6 a f6 e as brancas não poderão fazer nada para conseguir algum buraco nas linhas inimigas.


Existem outras fortalezas que não são tão conhecidas como esta última, na qual com duas peças menores conseguem defender-se contra uma dama inimiga. Abaixo um diagrama com a posição ideal defensiva com os dois bispos contra uma dama:



Por último, comentaremos que sempre será mais fácil defender-se com peças menores distintas (bispo e cavalo), como podemos observar no seguinte diagrama, no qual o rei branco não pode aproximar-se do rei inimigo, se este se mantém nas casas g8, h8 ou h7:

Um comentário:

  1. Muito legal e instrutivo este texto sobre fortalezas. Ja tinha visto a de peão e torre contra dama, mas as de par de bispo e a de bispo e cavalo não. Mais uma técnica aprendida hehehehe.

    ResponderExcluir