Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2009

Iniciando as atividades do Blog

Entrando na modernidade estou trocando a comunidade no orkut por este blog. A idéia é a mesma, divulgar o xadrez no Vale do Braço do Norte (Braço do Norte é uma cidade no sul de Catarina). Estou no 3º ano um trabalho voluntário de ensino do xadrez e creio que ainda vai demorar para implantar na "cultura" da cidade o xadrez como modalidade esportiva ou ferramenta pedagógica. Hoje existem cerca de umas 40 crianças que jogam xadrez no município e a maioria participa do 2ºCircuito de xadrez aqui do município. Nas escolas existe um trabalho muito incipiente ainda.

Minha história do xadrez em Braço do Norte

Eu aprendi a jogar xadrez com 5 anos vendo meu pai e avô jogarem. Depois jogava contra meus irmãos Luiz Gustavo e Luciano (irmão gêmeo). Nunca levei a sério, mas sempre gostei de jogar xadrez. Depois dos 23 aos 33 praticamente não joguei mais. Ao chegar em Braço do Norte no ano de 2002 percebi que não existiam muitas alternativas ao esporte (existe um ótimo trabalho com volei e também com futebol), procurei alguém para jogar e não encontrei ninguém. Então decidi que poderia ajudar a mudar este quadro e passei solicitando ajuda de loja em lojas do comércio de Braço do Norte para aquisição de alguns materiais para a prática do xadrez, em cada loja pedia R$ 50, 00, algumas lojas colaboraram e outras não. As que colaboraram foram: Rádio Verde Vale, Farmavida, Veículos Tramontin, Grazzitano Gás, Pardal Comunicação Visual, ConheSer Clínica de Psicologia, Posto Leão do Trevo, Mercado Colonial e Uliano Material de Construção (acho que estes...talvez faltem algum que cito depois). Foram comprado 10 tabuleiros e jogos de peças que até hoje usamos para os encontros semanais para jogar e ensinar xadrez sempre na Escola de Educação Básica Engº Annes Gualberto com o apoio da Diretora Neide.

Situação Atual

Estamos com um forte apoio do Rotary Club (principalmente na pessoa do Roberto Pereira), Departamento de Esportes (na Pessoa do Rafael Cordioli), apesar de saber que os recursos para esporte são sempre escassos. Estamos participando de algumas etapas do estadual de xadrez Rápido em 3 jogadores com excelentes resultados na Divisão Especial onde o Kelvin e Stefan estão nos dois primeiros lugares na classificação acumulada. Na Escla Antônio Rhoden estão o maior número de jogadores, devido aos esforços de professora de Educação Física Jane.

Então amigos, acho que para uma primeira postagem está muito bom. A idéia é atualizar este blog uma a duas vezes por semana com novidades, vários ítens sobre xadrez, alguns toques de humor, e etc. minhas fontes serão sites da internet e materiais que vou traduzir do espanhol, do mais básico até o limite deus conheceimentos de xadrez, mas sempre com o objetivo de impulsionar o xadrez

Abraço e sejam bem-vindos

Lucio Teixeira de Souza
Coordenador do projeto Exercite sua mente com um jogo de reis
Médico Veterinário 36 anos

3 comentários:

  1. Ae Lúcio!!! Seja bem vindo à turma dos enxadrístas blogueiros (hehehe)!!! Agora poderemos acompanhar o trabalho de cada um aqui na região sul, que, modéstia parte, está muito bem encaminhado graças aos nossos esforços!!!

    Valeu parceiro!!!

    ResponderExcluir
  2. Seja Bem Vindo Lucio!! Blog é realmente uma excelente ferramente para divulgar o xadrez. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu amigos...vamos continuar na batalha pelo xadrez.

    Abraço

    Lucio

    ResponderExcluir