Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Tática – Melhore seu nível aprendendo a combinar no xadrez

Achei este material sobre tática na internet (site abaixo) e achei interessante. Embora tenha alguma restrição a partidas de rápidas para iniciantes (iniciante deve pensar bem para entender o princípio dos lances) o conteúdo é bom.

Publicado por Ruan Souza em 29 jul 2009 (http://ruansouza.net/tatica-melhore-seu-nivel-aprendendo-a-combinar-no-xadrez/)

A grande maioria dos enxadristas fica fascinada diante de manobras táticas na partida de xadrez. Criar uma bela combinação e surpreender o adversário com uma derrota inesperada é sempre gratificante.

Yasser Seirawan diz que: “táticas são manobras que aproveitam oportunidades imediatas” Talvez a grande diferença daqueles que chamamos jogadores táticos seja a capacidade de reconhecer, nas partidas ao vivo, posições em que essas oportunidades se encontram ocultas, levando a cabo combinações que quase sempre decidem a partida

Embora nem todos tenham esse instinto naturalmente, é possível desenvolver a habilidade tática com estudo e treinamento. Deixo algumas dicas para você se tornar um jogador de ataque muito perigoso

Estude as partidas de grandes jogadores táticos
Grandes Mestres do xadrez de todas as épocas deixaram um legado de milhares de partidas de combinação brilhantes. Jogadores como Mikhail Tahl, A. Alekhine, Morphy, Marshall… e muitos outros nomes, deixaram partidas de ataque por vezes muito didaticas, permitindo que nós amadores percebamos como conceitos simples podem se transformar me idéias geniais. Considere começar por esses nomes.

Resolva problemas de xadrez com frequência
Esta é uma das dicas do livro “Xadrez dos Grandes Mestres”. A ideia desse tipo de treinamento é que as posições-chave ficam gravadas na memória do enxadrista, criando uma percepção subconsciente na prática.

Treine jogando “xadrez relâmpago”
As expressões relâmpago, ping e blitz são comumente usadas para designar o xadrez que é jogado com 5 minutos de reflexão para cada jogador. Sem dúvidas, é muito pouco tempo. Mas pode ser um exercício interessante para quem pretende aguçar o sentido tático. Trabalhando sobre pressão o cérebro analisa mais rapidamente as variantes e busca sempre o caminho mais rápido a vitória. Por ai tiramos a importância de se resolver problemas, como diria o Prof. Erich Gonzáles: “acostumando o olho, podemos pegar a bala”, até mesmo em partidas mais sérias.

Seja Ousado
Perder faz parte de todo processo de aprendizado, quando distinguir uma posição em que seja possivel fazer uma combinação e nao conseguir calcular até o final, siga seus instintos, tente visualizar a posição resultante e arrisque sempre que puder, pricipalmente em partidas amistosas. Seja criativo, e espere sempre o melhor lance do oponente. Se ele se confundir com o lance inesperado, aproveite para acabar rapidamente com a partida.

Estude livros sobre tática
Obviamente, nao deixaria de fora esta dica. Se está no nivel iniciante/intermediario considere ler “Xadrez Vitorioso – Táticas” e “Noucautes Fulminantes no Xadrez”. Para os mais experimentadosTactics for the Advanced Players”(em ingles) de averbakh e livros de problemas são boas opções.

Aproveite as dicas e surpreenda seus amigos com belas combinações no tabuleiro!

Abraço a todos

Um comentário:

  1. Obrigado por citar a fonte, embora meu blog n esteja mais online eu tenho visto textos meus sendo copiados sem os devidos créditos autorais! Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir